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Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 392022 - Docência do Ensino Superior
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Pós-Graduação
(Mestrado e Doutorado)

Curso
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Calendário
Mensagem da SAA
Mestrado/Doutorado
Especialização
Benefícios DAC


Órgão: FE - Faculdade de Educação
Código: 392022
Denominação: Docência do Ensino Superior
Nível: Mestrado
Vigência: 2015/0
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:

Funções sociais da educação superior. Conceito de trabalho e trabalho pedagógico universitário em diferentes contextos. Importância e necessidade da formação pedagógica do professor universitário. Princípios metodológicos do trabalho pedagógico universitário: intencionalidade, criticidade, construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação, autonomia, inclusão e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. A centralidade da avaliação em suas diferentes dimensões: avaliação da aprendizagem, do trabalho pedagógico e institucional. Planejamento do trabalho pedagógico. A relação pedagógica nos diversos contextos formativos. Impacto das políticas de avaliação na organização do trabalho pedagógico.



Programa:

Apresentação da disciplina

O objeto de estudo da disciplina é a organização do trabalho pedagógico universitário, entendido não como "processo ensino-aprendizagem", em que apenas o professor ensina e apenas o aluno aprende, mas como o trabalho construído por ambos. Levando em conta os princípios metodológicos anunciados, durante o semestre os alunos conduzirão uma pesquisa sobre um componente do trabalho pedagógico de uma turma de graduação. Será construído o projeto de pesquisa e, após seu desenvolvimento, será apresentado o relatório, por escrito e oralmente. Enquanto a pesquisa é desenvolvida, os alunos vão apresentando, nos encontros, os seus resultados, para serem confrontados com o referencial teórico em estudo pela turma. Outra atividade a ser realizada pelos alunos será a construção de um texto sobre um tema relacionado à organização do trabalho pedagógico. Outras a atividades incluirão: exposição oral pela professora e pelos alunos; leituras para subsidiarem as discussões no grande e em pequenos grupos; tarefas individuais; apresentação de resultados de pesquisas; seleção de novas informações sobre os temas em estudo; acompanhamento e análise dos fatos atuais que se refiram direta ou indiretamente à organização do trabalho pedagógico universitário.



Temas para estudo e pesquisa

A universidade como local de formação de alunos e de professores.

Dimensões do trabalho pedagógico universitário: política, social, afetiva, ética e técnica.

A aula universitária: seus espaços, seu formato, seus princípios, suas técnicas, seu planejamento, seus sujeitos e sua repercussão.

O trabalho pedagógico no projeto político-pedagógico do curso.

A necessidade de desenvolvimento profissional dos professores, incluindo a formação pedagógica.

A pesquisa como estratégia de trabalho pedagógico.

Avaliação das aprendizagens de alunos e professores e do trabalho pedagógico.

Impacto das políticas de avaliação externa na organização do trabalho pedagógico.



Objetivos:

Situar o trabalho pedagógico no contexto universitário.

Analisar as condições atuais de desenvolvimento do trabalho pedagógico universitário, apontando seus pontos fortes e suas fragilidades.

Construir entendimento de trabalho pedagógico que inclua os seguintes princípios: intencionalidade, criticidade, construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação, inclusão, autonomia e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.

Investigar o trabalho pedagógico de uma turma de curso de graduação, entificando as categorias mais e menos privilegiadas e as necessidades de avanço.

Propor formatos pedagógicos que atendam às necessidades de formação dos universitários.

Propor formato de planejamento do trabalho pedagógico e de sua sistematização.

Produzir um texto que resulte de reflexões mais aprofundadas sobre um dos componentes do trabalho pedagógico, apresentado suas reflexões em forma de um texto.

Analisar e propor práticas avaliativas que atendam às necessidades dos diferentes cursos.

Analisar o impacto das políticas de avaliação externa na organização do trabalho pedagógico universitário.



Capacidades a serem desenvolvidas

Reflexão individual; análise oral e escrita dos textos/livros/temas discutidos; análise/formulação de práticas pedagógicas comprometidas com a aprendizagem de todos os alunos; comunicação oral e escrita com correção de linguagem; síntese das análises realizadas; cumprimento das atividades nos prazos estabelecidos; elaboração de textos adotando as normas acadêmicas exigidas por curso de mestrado e doutorado.

Bibliografia:

ANASTASIOU, L. das G. C e ALVES, L. P. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2003.

CHUEIRI, Mary Stela Ferreira. Representações sociais sobre a avaliação escolar no discurso de professores de Psicologia da PUC - Minas em Betim. Pesquisas e práticas psicossociais, 2 (1), São João Del-Rei, mar., 2007, p. 186-197.

CUNHA, Maria Isabel da (org.) Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2006.

GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.

GOMES, Luiz Roberto et al. Avaliação da aprendizagem no ensino superior. "Nota" expressão do comportamento do aluno. Pro-posições. FE/UNICAMP, v. 18, n. 2 (53), maio/ago., 2007, p. 183-196.

OLIVEIRA, Katya; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Avaliação da aprendizagem na universidade. Psicologia escolar e educacional, v. 9, n. 1, 2005, p. 37-46.

SÁ EARP, Maria de Lourdes. Centro e periferia: um estudo sobre a sala de aula. ANPED, 2007.

VEIGA, I. P. A; CASTANHO, M. E. L. M. (orgs.) Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus, 2000.

VEIGA, I. P. A. Educação básica e educação superior: projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.

VEIGA, Ilma P. Alencastro (org.). Lições de didática. Campinas, SP: Papirus, 2006.

VEIGA, Ilma P. Alencastro (org.). Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. Campinas, SP: Papirus, 2006.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Práticas avaliativas no contexto do trabalho pedagógico universitário: formação da cidadania crítica. In VEIGA, Ilma P. Alencastro; NAVES, Marisa Lomônaco de Paula. Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junqueira & Marin, 2005, p. 103-120.

______. Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio. Linhas Críticas, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, v. 12, n. 22, p.75-90, jan./jun. 2006.

8. Bibliografia complementar

BONALS, J. O trabalho em pequenos grupos na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2003.

CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia. Temas e texto em metodologia do ensino superior. Campinas, SP: Papirus, 2001.

COSTA, Janine de Lucena. E agora? Quem me avalia é o aluno. Um estudo sobre a avaliação do desempenho docente. Dissertação de mestrado, UnB/FE, 2007.

CHAVES, Sandra Mara. A avaliação da aprendizagem no ensino superior: realidade, complexidade e possibilidades. PUC/SP, tese de doutorado, 2003.

CUNHA, Maria Isabel da (org.) Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2006.

CUNHA, Maria Isabel da (org.). Formatos avaliativos e concepção de docência. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

FONSECA, Edilberto Moura da. Barreiras à inovação educacional: um estudo a partir das dificuldades em utilizar a auto-avaliação como expressão da inovação. UnB/FE, dissertação de mestrado, 2007.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

SORDI, Mara Regina De. A prática de avaliação do ensino superior: uma experiência na enfermagem. SP: Cortez, 1995.

VEIGA, I. P. A. et al. Docência: uma construção ético-profissional. Campinas, SP: Papirus, 2005.

VEIGA, I. P. A.; NAVES, Marisa L. de P. (orgs.) Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junqueira &Marin, 2005.

VEIGA, Ilma P. Alencastro; NAVES, Marisa Lomônaco de Paula (orgs.). Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junqueira & Marin, 2005, p. 103-120.

VILLAS BOAS, B. M. de F. (org.) Avaliação: políticas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2002.

______. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.





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