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Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 199486 - Introdução a Gestão Ambiental
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Graduação

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Órgão: CEAM - Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares
Código: 199486
Denominação: Introdução a Gestão Ambiental
Nível: Graduação
Vigência: 1971/2
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:

EMENTA:

Discutir as noções básicas para compreensão da complexidade das questões ambientais e promover o debate sobre os principais temas ambientais nos níveis local, regional, nacional e global. Dar ênfase às questões ambientais no DF.

Para a promoção do desenvolvimento sustentável a questão ambiental deve permear todos os setores da atividade econômica e a formulação de políticas públicas.



JUSTIFICATIVA:

Trata-se de disciplina multi e interdisciplinar, podendo inserir-se nos currículos onde sejam previstos espaços opcionais para este tipo de abordagem e de estudos.

A disciplina oferece também subsídios teóricos para apoiar projetos de pesquisa e monografias na área de gestão ambiental.

Existe uma demanda reprimida na graduação por disciplinas que discutam a complexidade das questões ambientais.

Alunos das áreas de engenharia florestal, agronomia, geografia e biologia, entre outras, têm manifestado interesse em participar desse espaço de debates, principalmente tendo em vista a discussão dos problemas socio-ambientais do DF.

A disciplina tem um caráter introdutório, para discutir conceitos básicos como desenvolvimento e sustentabilidade, e contará com a participação de pesquisadores ligados a projetos ambientais no DF e no Cerrado.

Programa:

PROGRAMA:



1 - Sustentabilidade e Modelo de Desenvolvimento - histórico dos conceitos, e discussão de seus principais focos de definição a partir das questões de gestão ambiental. (Lais Mourão)



2 - Instrumentos de Política Ambiental - instrumental disponível e mais utilizado na gestão ambiental. Instrumentos de controle, instrumentos econômicos e instrumentos educativos. (Gustavo Souto Maior)



3 - Interface da Política Ambiental e as Políticas Setoriais - As relações entre as políticas ambientais e as políticas dos diversos setores da economia: a inserção da questão ambiental no processo de planejamento da ação governamental e na formulação de políticas públicas. Políticas Agrícola, de Transportes, Energética (energia hidrelétrica, combustíveis alternativos, energia nuclear). Políticas de Preservação de Ecossistemas. Interseção entre questões ambientais, hídricas e de saneamento/saúde (Gustavo Souto Maior - Francisca Neta Andrade)



4 - Educação no processo de Gestão: os aspectos necessários à promoção da cidadania para uma participação ativa da sociedade civil nos processos de gestão ambiental. O saber ambiental e a multidimensionalidade do conhecimento. Relações sociais no processo de gestão ambiental, educação e valores humanos. (Maria de Fátima Makiuchi - Vera Catalão)



5 - Gestão de Recursos Hídricos - estudo de casos de formação de comitês de bacias hidrográficas e principais conflitos ambientais e contextos de solução emergentes em cada caso (Paulo Salles - Bruno Veiga);



6 - Avaliação final

Bibliografia:

Bibliografia:



ARDOINO, J. - Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas in: BARBOSA, Joaquim. (coord.) Multireferencialidade na ciência e na educação. São Carlos: EdUFSCAR, 1998.



BURSZTYN, M. (org.) - A difícil sustentabilidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.



DUARTE, L. - Tristes Cerrados. Sociedade e Biodiversidade. Brasília: Paralelo 15, 1998.



DUARTE, L. & THEODORO, Suzi (orgs.) - Dilemas do Cerrado - entre o ecologicamente (in)correto e o socialmente (in)justo - Rio de Janeiro: Garamond, 2002.



FELICIDADE, Norma, MARTINS, Rodrigo Constante e LEME, Alessandro André, (Org.). Uso e Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil: velhos e novos desafios para a cidadania. São Carlos: RiMa, 2003.



FIELD, Barry C. - Economía Ambiental - Una Introducción. McGraw Hill, 1995.



JARA, Carlos Julio - As Dimensões Intangíveis do Desenvolvimento Sustentável. Brasília: IICA, 2001.



LEFF, Enrique. O saber ambiental. Petrópolis, Vozes. 2001. Capítulo 10: A formação do saber ambiental.



LIMA, Gustavo Ferreira das Costa - "Crise Ambiental, Educação e Cidadania", in Loureiro, C. F. B. et al Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania, São Paulo: Cortez, 2002 (109-142)



MANCE, Euclides. Redes de Colaboração Solidária - aspectos filosóficos: complexidade e libertação. Petrópolis, Vozes. 2002. Capítulo 2.



MAY, Peter H. (org.). - Economia Ecológica - Aplicações no Brasil. Editora Campus, 1995.

MOTA, J. A. - O Valor da Natureza - Economia e Política dos Recursos Naturais. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.



MOTTA, Ronaldo Seroa Da - Manual para Valoração Econômica de Recursos Ambientais. MMA, 1998.



MUÑOZ, Héctor Raúl (Org.) Interfaces da Gestão de Recursos Hídricos: desafios da lei das águas de 1997. Brasília: Secretaria de Recursos Hídricos/MMA, 2000.



PAVIANI, Aldo & Gouvêa, Luiz A. (orgs.) - Brasília: controvérsias ambientais. Brasília: UnB, 2003.



REZENDE, Sonaly Cristina Rezende e HELLER, Léo. O saneamento no Brasil: políticas e interfaces. Belo Horizonte: Editora UFMG; Escola de Engenharia da UFMG, 2002.



SÁ, Lais Mourão & ZANETI, Isabel - "A educação ambiental como forma de mudança na concepção de gestão dos resíduos sólidos domiciliares e na preservação do meio ambiente" In: I Encontro Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, Campinas, SP: 2002.



SÁ, Lais Mourão & PADUA, Suzana - "O papel da Educação Ambiental nas mudanças paradigmáticas da atualidade", In Revista Paranaense de Desenvolvimento. Curitiba - PR,n.102,p.71-83,2002.



SÁ, Lais Mourão & MAKIUCHI, Maria de Fátima - "Gestão ambiental e alfabetização complexa na construção de uma ética solidária" In: Congreso Iberoamericano de Desarollo y Médio Ambiente, Quito, Peru:2003.



SORRENTINO, Marcos - "Desenvolvimento Sustentável e Participação: algumas reflexões em voz alta", in Loureiro, C. F. B. et al Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania, São Paulo: Cortez, 2002 (15-22)



TAYLOR, Paul. A ética universal e a noção de valor. IN: BASARAB, Nicolescu et al. Educação e transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2000.

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