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Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 194221 - ORGANIZACAO DA EDUCACAO BRASILEIRA
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Graduação

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Órgão: PAD - Departamento de Planejamento e Administração
Código: 194221
Denominação: ORGANIZACAO DA EDUCACAO BRASILEIRA
Nível: Graduação
Vigência: 1971/2
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:

ESTADO, EDUCAÇÃO-SOCIEDADE; VISÃO HISTÓRICO-LEGAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA; EDUCAÇÃO E AS ESFERAS DO PODER PÚBLICO; NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO; FINANCIAMENTO, GESTÃO; AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.

Programa:

Delimitado pelo docente a partir da ementa.

Bibliografia:

BRANDÃO, Carlos da Fonseca. (2003). LDB: passo a passo. São Paulo: Avercamp, 190 p.

BRASIL. Legislação: Constituição Federal, de 05 de outubro de 1988; Lei nº 9.394, de 20 de dezembro 1996: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN); e Plano Nacional de Educação (PNE) e/ou Plano Decenal de Educação (PDE) e/ou Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

BREZINSKI, Iria (org.). (1997). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez.

COSTA, Messias. (2002). A educação nas constituições do Brasil: dados e direções. Rio de Janeiro: DP&A editora, 132 p.

DAVIES, Nicholas. (2000). Verbas de educação: o legal versus o real. Niterói: Eduff.

DIDONET, Vital. (2000). Plano Nacional de Educação - PNE. Brasília: Ed. Plano.

OLIVEIRA, Romualdo Portela de & ADRIÃO, Theresa (orgs.). (2002). Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. São Paulo: Xamã.

ROCHA, Maria Zélia Borba. (1996). "Política e Educação: os bastidores da LDB" in: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (vol.4, nº12, p. 265-88). Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio.

SAVIANI, Dermeval. (2007). Da nova LDB ao FUNDEB: por uma outra política educacional. São Paulo: Ed. Autores Associados, 336 p.

VIEIRA, Sofia Lerche. (2001). Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Fortaleza: Demócrito Rocha/UECE.

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