Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 192783 - Educação Matemática 2
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: MTC - Departamento de Métodos e Técnicas
Código: 192783
Denominação: Educação Matemática 2
Nível: Graduação
Vigência: 2001/2
Pré-req: MTC-192414 Educação Matemática 1
Ementa:

CONTINUAR O TRABALHO INICIADO NA DISCIPLINA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 1 POR MEIO DA APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS PRINCIPAIS TIPOS DE REPRESENTAÇÕES (CONTEXTOS, MATERIAIS CONCRETOS, DIAGRAMAS E SÍMBOLOS) QUE PODEM SER UTILIZADOS NO ENSINO DE CONCEITOS E OPERAÇÕES MAIS COMPLEXOS NO CURRÍCULO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Programa:

O CURSO SE DESENVOLVERA TODO DE FORMA A TRANSMITIR UMA PRATICA PEDA-

GOGICA COM AMPLA PARTICIPACAO DOS ELEMENTOS ENVOLVIDOS, BUSCANDO A

INTEGRACAO DA MATEMATICA COM A VIDA E OUTRAS CIENCIAS, RETRATADO NO

DESENVOLVIMENTO DE TOPICOS NAO PERTENCENTES AOS CONTEUDOS PROGRAMATICOS

DOS CURRICULOS OFICIAIS DAS SERIES INCIAIS DO 1o. GRAU MAS CUJA OPERA-

CIONALIZACAO SEJA VIAVEL, LEVANDO EM COANTA O INTERESSE E NECESSIDADE DO

ALUNO DAS SERIES INICIAIS. O ENFOQUE PODERA SER TANTO PARA CRIANCAS COMO

ADULTOS QUE NAO SE PERCA DE VISTA, O SEU DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR,

COGNITIVO E AFETIVO.

ASSIM, A PRINCIPO, O CONTEUDO DESTE CURSO SERA COMPOSTO DE INTERESSE

DOS CURSISTAS, ATRAVES DE UM PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO. AQUI, CITAMOS

ALGUNS DOS TOPICOS QUE PODERA VIR A FAZER PARTE DA COMPOSICAO DO PROGRA-

MA DESTA DISCIPLINA:

. PORCENTAGEM - O QUE E, E SUA APLICACAO PRATICA.

. GRAFICOS E TABELAS - CONTRUCAO E INTERPRETACAO.

. NOCOES ELEMENTARES DE ESTATISTICAS

. NUMEROS INTEIROS - UMA PROPOSTA CONCRETA

. EQUACOES - DO CONCRETO PARA O ABSTRATO E RESOLUCAO DE PROBLEMAS

PRATICOS.

. APLICACOES DE ESCOLAS NO DIA-A-DIA.

. USO DE PROPORCAO NA RESOLUCAO DE PROBLEMAS

. GEOMETRIA VIVENCIADA.

Bibliografia:

AABOE, ASGER SAO PAULO

EPISODIOS DA HISTORIA ANTIGA DA MATEMATICA ED. SBM 1981

DIENES, F. P. RIO DE JANEIRO

APRENDIZADO MODERNO DE MATEMATICA ED. ZAHUR 1970

DIENES, F. P. SAO PAULO

AS SEIS ETAPAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM ED. HERDER 1972

MATEMATICA

DUARTE, ANA LUCIA AMARAL MINAS GERAIS

METODOLOGIA DA MATEMATICA ED. VIGILIA 1983

MARGER, ROBERT F. R. G. DO SUL

ATITUDES FAVORAVEIS AO ENSINO ED. R. G. DO SUL1976

RICHMOND, P. G. SAO PAULO

PIAGET - TOEIRA E PRATICA ED. IBRASA 1981

MODULOS/ APOSTILA BRASILIA

UM NOVO CURRICULO DE MATEMATICA DE 1a. A 8a. ED. UNB 85/87

SERIES.

© 2017 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília