Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 192287 - Avaliação Escolar
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: MTC - Departamento de Métodos e Técnicas
Código: 192287
Denominação: Avaliação Escolar
Nível: Graduação
Vigência: 2001/2
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:

PRÁTICAS ATUAIS DE AVALIAÇÃO: FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES. ARTICULAÇÃO DA AVALIAÇÃO COM AS PRÁTICAS SOCIAIS. O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE A AVALIAÇÃO CONDUZIDA NA/PELA ESCOLA. PAPEL DOS DIFERENTES PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE ATUAM NA ESCOLA COM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO. A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DO TRABALHO ESCOLAR: INSTÂNCIAS AVALIATIVAS DA ESCOLA. PROPÓSITOS DA AVALIAÇÃO SOMATIVA E DA FORMATIVA. AVALIAÇÃO FORMATIVA: CONCEPÇÃO, LIMITES, POSSIBILIDADES, PROCEDIMENTOS, IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DA AUTONOMIA INTELECTUAL DO CIDADÃO E DESAFIOS. AUTO-AVALIAÇÃO. AVALIAÇÃO E ÉTICA. REPERCUSSÕES DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.



Programa:

I. OBJETIVOS

GERAL:

BUSCAR UM REFERENCIAL BASICO QUE ORIENTE E APOIE REFLEXAO SOBRE AVA-

LIACAO.

ESPECIFICOS:

1. REFLETIR SOBRE CONCEPCOES DE AVALIACAO E SUAS IMPLICACOES NO PRO-

CESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

2. CARACTERIZAR AS FUNCOES DE AVALIACAO RECONHECENDO SUA IMPORTANCIA

DA TOMADA DE DECISAO.

3. DESCREVER AS DIFERENTES MODALIDADES DA AVALIACAO.

4. CARACTERIZAR OS PRINCIPIOS DE AVALIACAO

5. IDENTIFICAR AS ETAPAS DA AVALIACAO

6. IDENTIFICAR OS ASPECTOS LEGAIS QUE REGEM AS PRATICAS DA AVALIACAO

7. CARACTERIZAR A RECUPERACAO E SUA IMPORTANCIA PARA O SUCESSO DA

APRENDIZAGEM

8. IDENTIFICAR A RELACAO ENTRE OBJETIVOS E OS PROCEDIMENTOS DA AVA-

LIACAO

9. CARACTERIZAR AVALIACAO POR NORMA E POR CRITERIO

10. IDENTIFICAR TECNICAS E INSTRUMENTOS PARA AVALIACAO DE ASPECTOS NAO

COGNITIVOS DO CURRICULO

11. CARACTERIZAR A OBSERVACAO

12. CARACTERIZAR A ENTREVISTA

13. CARACTERIZAR PROVA OBJETIVA E PROVA SUBJETIVA

14. DESENVOLVER UMA POSTURA CRITICO-CIENTIFICA FRENTE AOS PROBLEMAS E

IMPLICACOES DA AVALIACAO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.

II. CONTEUDOS BASICOS - UNIDADE I - O PROCESSO DE AVALIACAO DA APREN-

DIZAGEM:

. CONCEPCAO DE ESNINO VERSUS AVALIACAO.

. RELACAO AVALIACAO/MEDIDA

. FUNCAO DA MEDIDA E DA AVALIACAO

. PRINCIPIOS DE AVALIACAO

. MODALIDADES DA AVALIACAO

. ETAPAS DA AVALICAO

II UNIDADE

A AVALIACAO DO RENDIMENTO ESCOLAR E OS ASPECTOS LEGAIS

. A AVALIACAO NA REFORMA DO ENSINO

. O PROFESSOR E A AVALIACAO DO RENDIMENTO ESCOLAR

. A RECUPERACAO DE ESTUDOS

. OS OBJETIVOS E SEU PAPEL NA AVALIACAO DA APRENDIZAGEM

III UNIDADE

CONCEPCOES ATUAIS DE AVALIACAO

. AVALIACAO DE ASPECTO NAO-COGNITIVOS

. AVALIACAO POR NORMA E POR CRITERIOS

IV UNIDADE

TECNICAS E INSTRUMENTOS DE AVALIACAO

. A OBSERVACAO

. A PROVA OBJETIVA E A PROVA SUBJETIVA

. A ENTREVISTA

III. ESTRATEGIAS DE TRABALHO

. EXPOSICOES

. LEITURAS INDIVIDUAIS

. DISCUSSOES EM PEQUENOS E GRANDES GRUPOS

. ELABORACAO DE TRABALHO ESCRITO

V. AVALIACAO - SERA DESENVOLVIDA CONTINUAMENTO UTILIZANDO-SE AS MODALI-

DADES DIAGNOSTICAS. FORMATIVAS E SOMATIVAS. AS MENCOES SEGUEM AS

NORMAS REGIMENTAIS DA UNB.

Bibliografia:

BLOOM, BENJAMIM S; ASTINGS, J. SAO PAULO

THOMAS E MADAUS. GEORGE F.

MANUAL DE AVALIACAO FORMATIVA E SOMATIVA DO ED. L. PIONEIRA 1983

APRENDIZADO ESCOLAR

BLOOM, BENJAMIN S. E OUTROS. PORTO ALEGRE

TAXIONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMINIO ED. GLOBO 1972

COGNITIVO

DINIZ, TEREZINHA RIO DE JANEIRO

SISTEMA DE AVALIACAO E APRENDIZAGEM ED. LTC ED. 1982

LAFOURCADE, D. P SAO PAULO

PLANEJAMENTO E AVALIACAO DO ENSINO ED. IBRASA 1980

MARTINS, JOEL

"AVALIACAO: SEUS MEIOS E FINS". IN EDUCACAO E 1980

AVALIACAO.

POPHAN, W. JAMES RIO DE JANEIRO

AALIACAO EDUCACIONAL ED. GLOBO 1983

SIPAVICIUS, NUMPHA APARECIDA A. SAO PAULO

O PROFESSOR E O RENDIMENTO ESCOLAR DE SEUS ED. EPU 1987

ALUNOS.

© 2017 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília