Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 192171 - RADIO E TELEVISAO EM EDUCACAO 1
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: MTC - Departamento de Métodos e Técnicas
Código: 192171
Denominação: RADIO E TELEVISAO EM EDUCACAO 1
Nível: Graduação
Vigência: 1962/1
Pré-req: MTC-192163 TEC AUDIO VISUAIS DE EDUCACAO
Ementa:

UTILIZACAO DO RAIDO E DA TELEVISAO PARA FINS EDUCATIVOS E INSTRUCIO-

NAIS; PROBLEMAS PARTICULARES DO USO DO RADIO E DA TV COMOSISTEMA

ESCOLAR; ANALISE DAS ESTRATEGIAS DE USO DO RADIO E DA TV EM RELACAO AOS

FINS A QUE SE DESTINAM; PROGRAMAS EDUCATIVOS TRANSMITIDOS EM BRASILIA;

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES TECNICAS NECESSARIAS A PRODUCAO DE PRO-

GRAMAS INSTRUCIONAIS; PRODUCAO DE PROTOTIPOS DE PROGRAMAS DE RADIO E TV

QUE ATENDEM AOS REQUISITOS TECNICO-PEDAGOGICOS INDISPENSAVEIS E APRENDI-

ZAGEM.

Programa:

01. - O RADIO E A TELEVISAO NUMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL: SUAS FINALI-

DADES, POTENCIALIDADES, LIMITACOES; FORMAS MAIS COMUNS DE USO DE

DESSE S MEIOS; AS PARTICULARIDADES DA UTILIZACAO COM FINALIDADES

INSTRUCIONAIS; O PROFISSIONAL DE EDUCACAO, EM PARTICULAR O PROFES-

SOR, DIANTE DAS POSSIBILIDADES DESSES MEIOS, E A CAPACITACAO

NECESSARIAS EM DIVERSAS MODALIDADES DE USO.

02. - BREVE HISTORICO DO DESENVOLVIMENTO TECNICO DO RADIO E DA TV; PRI-

MEIIRAS EXPERIENCIAS COM FINALIDADES EDUCACIONAIS; CONCEITOS

MINIMOS DE RADIODIFUSAO; ATIVIDADES PRATICAS DE AUDIENCIA E ANALI-

SE DE PROGRAMAS RADIOFONICOS EDUCATIVOS, NOS ASPECTOS TECNICOS E

PEDAGOGICOS.

03. - ELABORACAO DE PROTOTIPO DE PROGRAMA INSTRUCIONAL PELO RADIO: DEFI-

NICAO DOS ASPECTOS PEDAGOGICOS - CONTEUDO, OBJETIVO, RELACIONAMEN-

TO AO NIVEL DA AUDIENCIA, POSSIVEL INTEGRACAO CURRICULAR; TREINA-

MENTO DE HABILIDADES TECNICAS ESPECIFICAS PARA A REALIZACAO DO

PROGRAMA E EFEITOS, DIFERENTES FORMAS DE APARESENTACAO; ENSINO,

GRAVACAO E ANALISE DE RESULTADOS; QUESTOES RELACIONADAS A PRODUCAO

E O USO DE MATERIAL DE APOIO E AS FORMAS DE INTEGRACAO A AVALIACAO

DE UM PROGRAMA (OU UMA SERIE DE PROGRAMAS) RADIOINSTRUCIONAL.

04. - ANALSIE DAS DIFERENTES MODALIDADES DE USO DA TV COM FINS EDUCATI-

VO; ATIVIDADES PRATICAS DE AUDIENCIA E ANALISE DE PROGRAMAS

EDUCATIVOS DE TV TRANSMITIDFOS EM BRASILIA; ELABORACAO DE PROTOTI-

PO DE PROGRAMA DE TV INSTRUCIONAL; DEFINICAO DOS ASPECTOS PEDA-

GOGICOS; TREINAMENTO DAS HABILIDADES TECNICAS NECESSARIOS A PRODU-

CAO, EM NIVEL DE CIRCUITO FECHADO ESCOLAR; ROTEIRIZACAO, SELECAO

E/OU PRODUCAO DE MATERIAIS; MANIPULACAO; SOLUCOES A NIVEL DO GRAU

DE POSSIBILIDADES DE CADA COMPONENTE; ENSAIO, GRAVACAO E ANALISE

OS RESULTADOS DE CADA ETAPA E DO PROGRAMA COMO UM TODO.

Bibliografia:

BURKE, RICHARD C. (COORD.) SAO PAULO

TELEVISAO EDUCATIVA, UMA NOVA E ARROJADA ED. CULTRIX 1975

AVENTURA

DAVIS, DESMOND RIO DE JANEIRO

PRODUCAO EM TELEVISAO, NOCOES BASICAS ED. AGIR 1975

IPEA/IPLAN BRASILIA

RADIO EDUCATIVO NO BRASIL: UM ESTUDO ED. IPEA 1976

MCANANY, EMILE G. RIO DE JANEIRO

O PAPEL DO RADIO NO DESENVOLVIMENTO: CINCO ED. ABT 1975

ESTRATEGIAS DE UTILIZACAO. IN: REVISTA BRASILEIRA

DE TELEDUCACAO, No. 5

NETO, PEDRO TORRES RIO DE JANEIRO

EDUCACAO PELA TV ED. CRUZEIRO 1971

SCHRAMM, WILBUR E OUTROS RIO DE JANEIRO

EDUCACAO PELA TV ED. BLOCH

WANIERWICZ, IGNACY PARIS

LA RADIOCOMUNICACION AL SERVICO DE LA ED. ADULT. 1972

UNESCO.

© 2017 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília