Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 192023 - DIDATICA 2
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: MTC - Departamento de Métodos e Técnicas
Código: 192023
Denominação: DIDATICA 2
Nível: Graduação
Vigência: 1962/1
Pré-req: MTC-192015 Didatica Fundamental OU
MTC-194531 DIDATICA FUNDAMENTAL
Ementa:

A RELACAO PROFESSOR/ALUNO, MEDIADA PELO CURRICULO. O METODO DIDATICO:

SUJEITOS, PROCEDIMENTOS E INSTRUMENTOS: A NATUREZA QUALITATIVA DO CON-

CEITO DE METODO: O METODO EM FUNCAO DOS OBJETIVOS OPERACIONAIS; METODO-

LOGIA DIDATICA E OBJETO DO PROCESSO OPERATORIO.

Programa:

UNIDADE I.

METODOLOGIA DIDATICA. O METODO COMO UM PROCESSO DE AJUSTAMENTO RECIPROCO

ENTRE OS SEUS COMPONENTES BASICOS: SUJEITOS, PROCEDIMENTOS E INSTRUMEN-

TOS. A NATUREZA QUALITATIVA DO CONCEITO DIDATICO DE METODO. VARIAVEIS

INTERVENIENTES A SELECAO DO METODO DIDATICO. CLASSIFICACAO DOS PROCEDI-

MENTOS E INSTRUMENTOS DIDATICOS. PROCEDIMENTOS CENTRADOS NA ATIVIDADE

DOS ALUNOS - INDIVIDUALIZADOS E SOCIALIZADOS OU CONTRADOS NA ATIVIDADE

DO PROFESSOR. OS PRINCIPIOS BASICOS DA METODOLOGIA DIDATICA CONTEMPORA-

NEA.

UNIDADE II.

OS SUJEITOS E O METODO. DEFINICAO SOCIAL DE STATUS E PAPEIS DE ALUNOS E

PROFESSORES: ESTRATIFICACAO DOS SUJEITOS. INTERSECAO NO ENSINAR E APREN-

DER. A REAPROXIMACAO DOS SUJEITOS PELO METODO: A PONDERACAO DOS ANTECE-

DENTES DOS SUJEITOS: A IDENTIFICACAO DOS MOTIVOS E A PARTICIPACAO ATIVA

DO ESTUDANTE NO PROCESSO EDUCATIVO; A REJEICAO DAS RELACOES PATERNALIS-

TAS E AUTORITARIAS; DIVERSIFICACAO METODOLOGICA CONFORME CARACTERISTICAS

EVOLUTIVAS E INDIVIDUAIS; OPORTUNIDADE DOS PROCEDIMENTOS E INSTRUMENTOS.

PROBLEMAS ENCONTRADOS A CONSIDERACAO DOS SUJEITOS NA CONSTRUCAO DO METO-

DO.

UNIDADE III.

OBJETIVOS E METODO. APRENDIZAGEM POR EXPERIENCIA DIRETA E POR MEIO DE

INFORMACAO: PROCESSO E RESULTADOS. AS IMPLICACOES METODOLOGICAS DO

DESEVOLVIMENTO DE OPERACOES PSICO-MOTORAS E INTELECTIVAS. O DESENVOLVI-

MENTO CONCOMITANTE DE OPERACOES E DA AFETIVIDADE. O METODO EM FUNCAO DOS

OBJETIVOS. PROBLEMAS ENCONTRADOS NA SELECAO, ORDENACAO, DESCRICAO E

CONSECUCAO DOS OBJETIVOS OPERACIONAIS.

UNIDADE IV.

OBJETIVO E METODO. O OBJETO DO PROCESSO OPERATORIO COMO UMA CONDICAO DO

METODO. A NECESSIDADE DE DISPOR DE UMA TEORIA DO OBJETO, CONFORME O

CASO: COMUNICACAO E EXPRESSAO, ESTUDOS SOCIAIS E CIENCIAS. O CONHECIMEN-

TO DAS ESTRUTURAS. A EXTRAPOLACAO DAS OPERACOES A PARTIR DO OBJETO. A

EXPERIENCIA DOS ESTUDANTES NO CONTEXTO CULTURAL COMO MATERIA PRIMA DO

CURRICULO. PROBLEMAS ECNONTRADOS NA SELECAO, ORDENACAO, DESCRICAO E UTI-

LIZACAO DO OBJETO DA APRENDIZAGEM.

Bibliografia:

ROGERS CARL R. BELO HORIZONTE 2a. EDICAO

LIBERDADE PARA APRENDER ED. INTERLIVROS 1972

MG.

FROMM, ERICH RIO DE JANEIRO 9a. EDICAO

O MEDO A LIBERDADE ED. ZAHAR 1974

PIAGET, JEAN RIO DE JANEIRO 2a. EDICAO

PSICOLOGIA DA INTELIGENCIA ED. FUNDO DE 1972

CULTURA

PIAGET, JEAN SAO PAULO 1a. EDICAO

O ESTRUTURALISMO ED. D. E. L. 1970

BRUNER, JEROME RIO DE JANEIRO 1a. EDICAO

UMA NOVA TEORIA DA APRENDIZAGEM ED. BLOCH 1969

LEGRAND, LOUIS RIO DE JANEIRO 1a. EDICAO

A DIDATICA DA REFORMA ED. ZAHAR 1973

ILLICH, IVAN PETROPOLIS

SOCIEDADE SEM ESCOLAS ED. VOZES 1973

© 2017 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília