Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 192015 - Didatica Fundamental
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: MTC - Departamento de Métodos e Técnicas
Código: 192015
Denominação: Didatica Fundamental
Nível: Graduação
Vigência: 2003/1
Pré-req: PED-124966 FUND DESENV E APRENDIZAGEM OU
PPB-124052 Psicologia da Aprendizagem 1 OU
PPB-125172 APRENDIZAGEM NO ENSINO OU
PED-125156 DESENVOL PSICOLOGICO E ENSINO OU
TEF-191523 DINAMICA PSICOS EDUCACAO OU
TEF-194654 Perspect do Desenv Humano
Ementa:

A RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. A RELAÇÃO ENTRE AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA E DIDÁTICA - SABERES DOCENTES. A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DIDÁTICA E TENDÊNCIAS ATUAIS - DIVERSIDADE DE SUJEITO-TEMPO-ESPAÇO. PESQUISA EM DIDÁTICA E AUTO-FORMAÇÃO. A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: CURRÍCULO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO, NA ESCOLA E EM OUTROS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM MEDIADOS OU NÃO PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

Programa:

OBJETIVO GERAL:

COMPREENDER A DIDÁTICA FUNDAMENTAL COMO UMA DISCIPLINA ESSENCIAL À FORMAÇÃO DOSCENTE NO SENTIDO DE PERCEBER E FAZER USO DOS MEDIADORES NECESSÁRIOS À ORGANIZAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DO DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO VISANDO A FORMAÇÃO DE UMA POSTURA CRÍTICO-REFLEXIVA E AUTÔNOMA.



UNIDADE I - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS: OS FUNDAMENTOS DOS TRABALHOS DOCENTE.

- A RELAÇÃO EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO DOCENTE;

- PROFESSOR: IDENTIDADE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL;

- O SENTIDO DA DIDÁTICA PARA O TRABALHO DOCENTE;

- AS TENDÊNCIAS PEDAGOÓGICAS E O PENSAMENTO DIDÁTICO;

- SABERES E COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR.



UNIDADE II - PROCESSOS DIDÁTICOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

- A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO;

- PESQUISA EM EDUCAÇÃO E AUTO-FORMAÇÃO;

- OS PROCESSOS DIDÁTICOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM;

- TÉCNICAS DE ENSINO;

- INTERDISCIPLINALIDADE.



UNIDADE III - A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO ESCOLAR.

- PLANEJAMENTO COMO CONSTRUÇÃO COLETIVA NO ÂMBITO DA ESCOLA: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO;

- TIPOLOGIA DOS CONTEÚDOS;

- TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA;

- O PLANEJAMENTO DA PRÁTICA DOSCENTE;

- AVALIAÇÃO: RESULTADOS E ORIENTAÇÕES DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM.

Bibliografia:

ABREU, M. C., MASETTO M. T. SAO PAULO

O PROFESSOR UNIVERSITARIO EM AULA ED. CORTEZ 1986

BRANDAO, CARLOS RODRIGUES SAO PAULO

O QUE E EDUCACAO ED. BRASILIENSE 1985

CANDAU, VERA MARIA (ORG.) PETROPOLIS

A DIDATICA EM QUESTAO ED. VOZES 1985

FACULDADE DE EDUCACAO DA UFGS. LABORATORIO DE ED. GLOBO 1977

ENSINO SUPERIOR

PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO ENSINO

FREIRE, PAULO

PEDAGOGIA DO OPRIMIDO ED. PAZ E TERRA

PASSOS, ILMA

REPENSANDO A DIDATICA

MARTINS, JOSE DO PRADO SAO PAULO

DIDATICA GERAL ED. ATLAS 1985

MIZUKAMI, MARIA DAS GRACAS SAO PAULO

NICOLETTI

AS BORDAGENS DO PROCESSO ED. EPU 1986

NERICI, IMIDEO G. SAO PAULO

DIDATICA GERAL DINAMICA ED. ATLAS

ROGERS, CARL PORTO ALEGRE

LIBERDADE DE A PRENDER, EM NOSSA DECADA ED. A. MEDICA

SILVA, SONIA APARECIDA PETROPOLIS

VALORES EM EDUCACAO ED. VOZES 1986

TURRA, C. M. G. ET ALLII PORTO ALEGRE

PLANEJAMENTO DE EINSINO E AVALIACAO ED. SAGRA 1986

© 2017 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília