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Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 191639 - O Educando com Necessidades Educacionais Especiais
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Graduação

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Órgão: TEF - Departamento de Teoria e Fundamentos
Código: 191639
Denominação: O Educando com Necessidades Educacionais Especiais
Nível: Graduação
Vigência: 2001/2
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:

O ENSINO ESPECIAL FACE AO CONTEXTO HISTÓRICO SÓCIO POLÍTICO CULTURAL E EDUCACIONAL ATUAL; O CONCEITO DE DIVERSIDADE E CATEGORIAS DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PARA FINS DE ATENDIMENTO A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: MENTAL, FÍSICA, VISUAL, AUDITIVA, MÚLTIPLA, ALTAS HABILIDADES, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E OUTRAS MINORIAS NA REALIDADE DA ESCOLA INCLUSIVA. ANÁLISE DAS ESPECIFICIDADES DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS E DAS POTENCIALIDADES DESTES ALUNOS. O PAPEL E A PREPARAÇÃO DO PROFESSOR.

Programa:

UNIDADE I - O EDUCANDO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPCIAIS.

A. O CONCEITO DE PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS

B. CARACTERISTICAS BASICAS, NECESSIDADES EDUCACIONAIS E POTENCIALIDADES

DOS EDUCANDOS PORTADORES DE:

1. DEFICIENCIA FISICA

2. DEFICIENCIA AUDITIVA

3. DEFICIENCIA VISUAL

4. DEFICIENCIA MENTAL

5. CONDUTAS TIPICAS

6. ALTAS HABILIDADES

UNIDADE II - QUESTOES ETICAS QUE ENVOLVEM A CIDADANIA DO PORTADOR DE

NECESSIDADES ESPECIAIS.

A. A CONSTRUCAO SOCIAL DO ESTIGMA, O PRECONCEITO, O ESTERIOTIPO E A

SEGREGACAO DOS DIFERENTES ATRAVES DA HISTORIA.

B. ANALISE DOS DETERMINANTES CULTURAIS, ECONOMICOS, POLITICOS E IDEOLO-

GICOS QUE CONDICIONAM A SEGREGACAO.

C. AVANCOS E PERSPECTIVAS ATUAIS EM RELACAO A VIVENCIA DA CIDADANIA DOS

PORTADORES DE NECESSIDADES ESPCIAIS.

UNIDADE III - A INTEGRACAO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO

ENSINO REGULAR.

A. A INTEGRACAO: CONCEITO, TIPOS E LIMITES

B. A ACAO DO PROFESSOR DO ENSINO REGULAR COM ALUNOS PORTADORES DE

NECESSIDADES ESPECIAIS.

C. A OFERTA DO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO AO EDUCANDO PORTADOR DE NECES-

SIDADES ESPECIAIS.

Bibliografia:

ARAUJO, LUIZ A. D. BRASILIA 1A. EDICAO

A PROTECAO CONSTITUCIONAL DAS PESSOAS PORTADO- ED. CORDE 1994

RAS DE DEFICIENCIA.

AMARAL, ASSUMPCAO LIGIA BRASILIA 1A. EDICAO

PENSAR A DIFERANCA/DEFICIENCIA ED. UNIMEP 1994

FERREIRA, JULIO R. SAO PAULO 1A. EDICAO

A EXCLUSAO DA DIFERENCA ED. UNIMEP 1994

COLI, CEZAR M. ET. AL. PORTO ALEGRE

DESENVOLVIMENTO PSICOLOGICO E EDUCACAO: NAC. ED. ART. MEDICA 1995

EDUCATIVAS ESP. E A APREND. ESC.

MAZZOTA, J. M. SILVEIRA SAO PAULO

FUNDAMENTOS DA EDUCACAO ESPECIAL ED. PIONEIRA 1982

ALENCAR, EUNICE M. L. SORIANO BRASILIA 1A. EDICAO

(ORGAN.)

TENDENCIAS E DESAFIOS DA EDUCACAO ESPECIAL ED. MEC. SEESP 1994

FONSECA, VITOR PORTO ALEGRE 1A. EDICAO

EDUCACAO ESPECIAL ED. ART. MEDICA 1987

VAYER, PIERRE ET. AL. SAO PAULO 1A. EDICAO

INTEGRACAO DA CRIANCA DIFICIENTE NA CLASSE ED. MANOLE 1939

VAYER, PIERRE ET. AL. SAO PAULO 1A. EDICAO

PSICOLOGIA ATUAL E DESENVOLVIMENTO DA CRIANCA ED. MANOLE 1990

UNIVERSIDADE METODISTA DE SAO PAULO 1A. EDICAO

PIRACICABA (ORG.)

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCACAO ESPECIAL. ED. UMEP 1992

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCACAO BRASILIA 1A. EDICAO

ESPECIAL

EDUCACAO ESPECIAL NO BRASIL: SERIE ED. MEC/SEESP 1994

INSTITUCIONAL

REGEN, MINA ET. AL. BRASILIA 1A. EDICAO

MAES E FILHOS ESPECIAIS ED. CORDE 1993

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