Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2016/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 191108 - FILOSOFIA DA EDUCACAO
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: TEF - Departamento de Teoria e Fundamentos
Código: 191108
Denominação: FILOSOFIA DA EDUCACAO
Nível: Graduação
Vigência: 1962/1
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:

A DISCIPLINA EXAMINA AS DIFERENTES ORIENTAÇÕES QUE A TEORIA E A PRÁTICA EDUCACIONAL NO BRASIL VÊM ASSUMINDO NO SEU RECENTE DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO, COMO EXPRESSÕES DE FILOSOFIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.

Programa:

1. - OBJETIVOS:

- IDENTIFICAR O SENTIDO E O SIGNIFICADO DA EDUCACAO, SOB O PONTO DE

VISTA FILOSOFICO, ATRAVES DA REFLEXAO SOBRE A RELACAO EXISTENTE

ENTRE EDUCACAO, FILOSOFIA E IDEOLOGIA E A EXPLICITACAO CRITICA DAS

PRINCIPAIS TENDENCIAS E CORRENTES DA FILOSOFIA DA EDUCACAO NA ATUA-

LIDADE.

2. - CONTEUDO PROGRAMATICO:

2.1. INTRODUCAO AO ESTUDO DA FILOSOFIA DA EDUCACAO: RELACAO ENTRE AS

DISCIPLINAS FILOSOFICAS E A TEORIA E A PRATICA EDUCACIONAL.

2.2. IDEOLOGIA E EDUCACAO. GENESE E EVOLUCAO DO CONCEITO DE IDEOLOGIA. A

SIGNIFICACAO IDEOLOGICA DO PROCESSO EDUCATIVO.

2.3. CORRENTES E TENDENCIAS DA FILOSOFIA DA EDUCACAO NA ATUALIDADE: PE-

RENEALISMO, ESSENCIALISMO, PROGRESSIVISMO, FENOMENOLOGIA, EXISTEN-

CIALISMO E DIALETICA.

Bibliografia:

KNELLER, GEORGE F. RIO DE JANEIRO 5a. EDICAO

INTRODUCAO A FILOSOFIA DA EDUCACAO ED. ZAHAR 1972

GILES, THOMAS RANSOM SAO PAULO

FILOSOFIA DA EDUCACAO ED. EPU 1985

SAVIANI, DERMEVAL SAO PAULO

EDUCACAO: DO SENSO COMUM A CONSCIENCIA FILOSO- ED. CORTEZ 1980

FICA.

SUCHODOLSKI, BOGDAN LISBOA

A PEDAGOGIA E AS GRANDES CORRENTES FILOSOFICAS. ED. BELO HO- 1984

RIZONTE

SEVERINO, ANTONIO JOAQUIM SAO PAULO

EDUCACAO, IDEOLOGIA E CONTRA-IDEOLOGIA ED. EPU 1986

WERNECK, VERA RUDGE PETROPOLIS

A IDEOLOGIA NA EDUCACAO ED. VOZES 1982

GADOTTI, MOACIR SAO PAULO

EDUCACAO E PODER: INTRODUCAO A PEDAGOGIA DO ED. CORTEZ/ 1980

CONFLITO ASSOC.

ABBAGNANO, N. LISBOA

HISTORIA DA PEDAGOGIA IV ED. L. HORI- 1982

ZONTE

SNYDERS, G. SILVA

CORRENTES ACTUAIS DE PEDAGOGIA ED. L. HORIZON- 1984

TE.

MARTINS, JOEL & BICUDO, MARIA SAO PAULO

A. VIGGIANI

ESTUDOS SOBRE EXISTENCIALISMO, FENOMENOLOGIA E ED. MORAES 1983

EDUCACAO.

GADOTTI, MOACIR SAO PAULO

CONCEPCAO DIALETICA DA EDUCACAO - UM ESTUDO ED. CORTEZ 1983

INTRODUTORIO.

SAVIANI, DERMEVAL E OUTROS SAO PAULO

ESCOLA E DEMOCRACIA ED. CORTEZ 1983

© 2016 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília