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Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 191043 - SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
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Graduação

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Órgão: TEF - Departamento de Teoria e Fundamentos
Código: 191043
Denominação: SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Nível: Graduação
Vigência: 1962/1
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:

A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO SOCIAL. RELAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. CONTEXTUALIZAÇÃO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. INDICADORES SOCIAIS E EDUCACIONAIS BRASILEIROS. TENDÊNCIAS TEÓRICAS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

Programa:

OBJETIVO GERAL

CONHECER PARA, CRITICAMENTE, ANALISAR, TRANSFORMAR E SE POSICIONAR SOBRE

AS QUESTOES SOCIAIS ENVOLVIDAS NA EDUCACAO, OU SEJA, AS RELACOES ENTRE O

HOMEM, A SOCIEDADE EM QUE VIVE E O TIPO DE EDUCACAO RESULTANTE DE TODO O

PROCESSO E CONTEXTO.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

a) ESTUDAR OS CONCEITOS BASICOS RELATIVOS a:

- PRODUCAO

- RELACOES DE PRODUCAO

- CLASSES SOCIAIS

b) ANALISAR AS CONCEPCOES SOBRE A RELACAO EDUCACAO E SOCIEDADE, SOB

DIFERENTES ENFOQUES.

c) INTERPRETAR A INFLUENCIADAS CONCEPCOES SOBRE A RELACAO EDUCACAO X SO-

CIEDADE NA FORMACAO HISTORICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO.

CONTEUDO PROGRAMATICO:

RELACAO: HOMEM/CLASSES SOCIAIS/EDUICACAO/SOCIEDADE

FUNCAO SOCIAL DA ESCOLA E SUA RELACAO COM A SOCIEDADE: DIFERENTES TEN-

CIAS TEORICAS.

ANALISE DA EDUCACAO BRASILEIRA E SUAS IMPLICACOES NA SOCIEDADE TEORICA E

PRATICA: ALICERCE PARA O DIA-A-DIA DO PROFESSOR

PROCEDIMENTOS DIDATICOS

. AULAS EXPOSITIVAS

. ANALISE DE TEXTOS SELECIONADOS

. TRABALHO DIRIGIDO

. PROPOSTA DE MANUTENCAO PERMANENTE DE MURAL DE SALA

. FILMES E/OU VT EDUCATIVOS

. PRODUCAO ESCRITA PERIODICA

. TRABALHO FINAL

CRITERIOS DE AVALIACAO

. PARTICIPACAO NAS ATIVIDADES PROGRAMADAS

. DESEMPENHO NOS TRABALHOS ESCRITOS E CAPACIDADE DE SUPERACAO DAS DIFI-

CULDADES APONTADAS EM CORRECOES.

. CORRECAO DE LINGUAGEM, PRECISAO DE TERMOS, CORRECAO DE CONTEUDO E

CAPACIDADE DE POSICIONAMENTO PESSOAL NOS TRABALHOS ESCRITOS.

. AUTO-AVALIACAO

Bibliografia:

ALTHUSSER, LOUIS RIO DE JANEIRO

OS ASPECTOS IDEOLOGICOS DO ESTADO ED. GRAAL 1983

BELOTTI, ELENA GIANINI PETROPOLIS

EDUCAR PARA A SUBMISSAO ED. VOZES 1979

CECCON, CLAUDIUS ET ALII PETROPOLIS

A VIDA NA ESCOLA E A ESCOLA DA VIDA ED. VOZES 1982

CUNHA, LUIZ A.

NOTAS PARA A LEITURA DA TEORIA DA VIOLENCIA SIM- 1981

BOLICA.

DEWER, JOHN SAO PAULO

DEMOCRACIA E EDUCACAO ED. CIA NACIO- 1959

NAL

DURKHEIM, EMILE SAO PAULO

EDUCACAO E SOCIOLOGIA ED. MELHORAMEN- 1975

TO.

RORACHI, MARIALICE E PEREIRA, SAO PAULO

LUIS

EDUCACAO E SOCIEDADE ED. CIA NACIO- 1971

NAL.

FREITAG, BARBARA SAO PAULO

ESCOLA, ESTADO E SOCIEDADE ED. CORTEZ 1979

HARNECKER, MARTA

OS CONCEITOS ELEMENTAIS DO MATERIALISMO HISTORICO

IANNI, OTAVIO SAO PAULO

TEORIAS DA ESTRATIFICACAO SOCIAL ED. CIA NACIO- 1972

NAL.

ILLICH, IVAN PETROPOLIS

SOCIEDADE SEM ESCOLAS ED. VOZES 1973

SOBRAL, FERNANDA B. SAO PAULO

EDUCACAO E MUDANCA SOCIAL: UMA TENTATIVA CRITI- ED. CORTEZ 1980

CA.

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