Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2016/1


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 191027 - Psicologia da Educação
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: TEF - Departamento de Teoria e Fundamentos
Código: 191027
Denominação: Psicologia da Educação
Nível: Graduação
Vigência: 2000/2
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:

ESTUDAR A NATUREZA DA PSICOLOGIA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO. ANÁLISE DAS TEORIAS PSICOLÓGICAS QUE INFLUENCIAM E FUNDAMENTAM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. REFLEXÃO DO CONTEXTO SÓCIO-EDUCACIONAL E A RELAÇÃO EDUCADOR-EDUCANDO.

Programa:

A. A PSICOLOGIA DA EDUCACAO E O TRABALHO DO EDUCADOR: FUNDAMENTACA

GERAL

01. A PSICOLOGIA DA EDUCACAO COMO CIENCIA APLICADA:

a) A RELACAO ENTRE A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA E A EDUCACAO COMO PRO-

CESSO SOCIAL.

b) O AMBITO DA PSICOLOGIA DA EDUCACAO: CONCEITOS BASICOS, ABORDAGENS

E UTILIDADE PARA O TRABALHO DO EDUCADOR BRASILEIRO.

02. TEORIAS PSICOLOGICAS CONTEMPORANEAS E SUAS APLICACOES GERAIS A EDUCACAO; IMPLICACOES EDUCACIONAIS

a) REVISAO - SINTESE DE PRE-REQUISITOS CONCEITUAIS BASICOS: ABORDA-

GENS PSICOLOGICAS AO ESTUDO DO HOMEM.

a.1. HUMANISTAS: C. ROGERS; A. MASLOW

a.2. COGNITIVO-DESENVOLVIMENTAIS: J. PIAGET; L. KOHIBERG

a.3. COMPORTAMENTAIS: B.F. SKINNER; A. BANDURA

a.4. PSICOSSOCIAL: E. ERIKSON

b) MODELOS DE EDUCACAO ALTERNATIVOS E ABORDAGENS PEDAGOGICAS GERAIS

DERIVADAS DAS TEORIAS PSICOLOGICAS: ANALISE CRITICA DE SUA APLI-

CABILIDADE, VIABILIDADE E REQUISITOS PARA UTILIZACAO EM CONTEXTO

BRASILEIRO.

B. O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONTEUDOS CURRICULARES

1. ENSINO-APRENDIZAGEM E INTERACOES EM SALA-DE-AULA: RELACOES ENTRE

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM HUMANAS E ENSINO.

2. APLICACOES DE PRINCIPIOS BASICOS DE A PRENDIZAGEM E DESENVOLVIMEN-

TO AO ENSINO DE CONTEUDOS: CONDICOES EDUCATIVAS ESSENCIAIS A

APRENDIZAGEM EFETIVA

a) AS RELACOES ENTRE OS FATORES INTRA-EDUCANDO (ASPECTOS DE SEU

DESENVOLVIMENTO GERAL E ESPECIFICO; MOTIVACAO; APRENDIZAGEM DE

PRE-REQUISITOS; EXPECTATIVAS) E AS CONDICOES DE ENSINO.

b) APRENDIZAGEM DE CAPACIDADES HUMANAS ESPECIFICAS EM AREAS DE CONTEUDO (O QUE SAO; COMO SAO APRENDIDAS; COMO SAO DESEMPENHADAS; COMO

SE RELACIONAM AOS METODOS E TECNICAS DE ENSINO):

b.2.1. CONCEITOS E PRINCIPIOS

b.2.2. INFORMACOES

b.2.3. HABILIDADES MOTORAS

c) O ENSINO SIGNIFICATIVO E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO LOGICO CRITICO

c.1. O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTRATEGIAS COGNITIVAS E DE RESOLUCAO DE PROBLEMAS.

c.2. A NATUREZA DOS PENSAMENTOS INDUTIVO, DEDUTIVO, CONVERGENTE E DIVERGENTE (CRIATIVI DADE) E SUA RELACAO COM METODOS ALTERNATIVOS DE ENSINO.

d) A FORMACAO DE ATITUDES E VALORES DO EDUCANDO NO CONTEXTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.

e) AS ATIVIDADES DE ENSINO E A PROMOCAO DA RETENCAO E DA TRANSFERENCIA DA APRENDIZAGEM.

f) ASPECTOS PSICOLOGICOS DA AVALIACAO DA APRENDIZAGEM E DAS PERCEPCOES DE PROFESSORES E ALUNOS.

f.1. ATMOSFERA DE SALA-DE-AULA E FORMAS DE AVALIACAO

f.2. FENOMENOS PSICOLOGICOS QUE INFLUENCIAM O PROCESSO AVALIATIVO.

f.3. AS PROFECIAS AUTO-REALIZADORAS, AS PERCEPCOES DO PROFESSOR E A PRODUTIVIDADES DOS ALUNOS.

c. O CONTEXTO EDUCACIONAL E A DINAMICA PSICOSSOCIAL

1. A INFLUENCIA DE VALORES E SITUACOES SOCIO-PSICOLOGICO-CULTURAIS

(DISCRIMINACAO; ESTRATIFICACAO; ESTEREOTIPOS; TIPIFICACOES) NO

AMBIENTE E NAS RELACOES EDUCATIVAS.

2. A EDUCACAO COMO PROCESSO SOCIAL: PRINCIPIOS PSICOLOGICOS BASICOS E

HABILIDADES PROFISSIONAIS ESPECIFICAS (RELACOES EDUCADOR-EDUCANDO).

3. O RACIOCIONIO E O COMPORTAMENTO ETICO-SOCIAL-MORAL: AS ABORDAGENS COMPORTAMENTAL E COGNITIVO-DESENVOLVIMENTAL EM SUAS IMPLICACOES E ACOES EDUCACIONAIS CORRESPONDENTES.

Bibliografia:

Bibliografia Básica:

AUSUBEL, DAVID P. ET AL RIO DE JANEIRO 2a. EDICAO

PSICOLOGIA EDUCACIONAL ED. INTERAMERICANA- 1980

FRANCA, CARLOS A. V. SAO PAULO

GAGNE, R. M. PORTO ALEGRE

PRINCIPIOS ESSENCIAIS DA APRENDIZAGEM PARA O ENSINO ED. GLOBO 1980

PATTO, MARIA HELENA S. SAO PAULO 2a. EDICAO

INTRODUCAO A PSICOLOGIA ESCOLAR ED. T. A. 1986





Bibliografia complementar:

EDUCACAO CONSONANTES: INFERENCIAS EDUCACIONAIS ED. EPU 1987

DA TEORIA DA DISSONANCIA COGNITIVA.

GOULART, IRIS BARBOSA PETROPOLIS

PSICOLOGIA DA EDUCACAO: FUNDAMENTOS TEORICOS E ED. VOZES 1989

APLICACOES A PRATICA PEDAGOGICAS.

ELKIND, DAVID RIO DE JANEIRO

DESENVOLVIMENTO E EDUCACAO DA CRIANCA: APLI- ED. ZAHAR 1978

CACAO DE PIAGET NA SALA DE AULA.

HUNTER, MADELINE PETROPOLIS

ENSINO PARA A TRANSFERENCIA/TEORIA DA RETENCAO ED. VOZES 1983

PARA PROFESSORES.

KLAUSMEIER, HERBERT J. SAO PAULO

MANUAL DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL ED. H. R.BRASIL 1977

MAGER, ROBERT F. RIO DE JANEIRO 4a. EDICAO

ATITUDES FAVORAVEIS AO ENSINO ED. GLOBO 1976

MILHOLLAN, F. E FORISHA B. SAO PAULO

SKINNER E ROGERS: MANEIRAS CONTRASTANTES DE ED. SUMMUS 1972

ENCARAR A EDUCACAO



QUEIROZ

PENTEADO, WILMA M. A. SAO PAULO

PSICOLOGIA E ENSINO ED. PAPELIVROS 1980

DIVERSOS

TEXTOS DE LIVROS DIVERSOS E APOSTILAS ESPECIALMENTE

ESCRITOS PARA A DISCIPLINA.

© 2016 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília