Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 170054 - INTRODUCAO A ATIVIDADE EMPRESARIAL
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: FT - Faculdade de Tecnologia
Código: 170054
Denominação: INTRODUCAO A ATIVIDADE EMPRESARIAL
Nível: Graduação
Vigência: 1971/2
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:

Introdução à Atividade Empresarial tem como objetivo desenvolver competências básicas e emergentes na área de inovação tecnológica, do empreendedorismo e promover o autodesenvolvimento de futuros empreendedores nas 4 temáticas a seguir:

Competências Empreendedoras

Ementa: O comportamento empreendedor e as competências empreendedoras: determinantes e atributos. Cultura e valores. Criatividade. Liderança e gestão. Desenvolvimento e gestão de equipes. Mudança e adaptabilidade.

Plano de Negócio

Ementa: Conceito, estrutura, etapas de elaboração e modelo. Processo de administração e processo empreendedor. Planejamento empresarial. Oportunidades negociais no contexto empreendedor.

Marketing

Ementa: Conceito e importância para o sucesso do empreendimento. Estratégia de marketing, vantagem competitiva e o composto de marketing. Plano de marketing no contexto do Plano de Negócio.

Gestão Financeira

Ementa: Fundamentos e conceitos básicos de Finanças aplicados a uma abordagem funcional das demonstrações financeiras, visando (1) à elaboração do Planejamento Financeiro do Plano de Negócios, abrangendo os "Investimentos Iniciais" (com definição de suas fontes - recursos próprios e financiamento - para a implantação do negócio), o "Demonstrativo de Resultados Projetado" e o "Fluxo de Caixa" e (2) à assimilação de noções de Administração do Capital de Giro e do Disponível, de apuração de Custos de Produção, de apuração e análise de Indicadores Financeiros e do enfoque Microeconômico de Oferta e Demanda.

Programa:

Programa da Disciplina de IAE

A disciplina "Introdução à Atividade Empresarial"- IAE, ação da Escola de Empreendedores - EMPREEND/CDT para que os alunos de graduação da UnB desenvolvam competências básicas na área de inovação tecnológica e empreendedorismo. A disciplina possui carga horária de 60 horas, ou seja, 4 créditos e é desenvolvida em quatro módulos integrados: Competências Empreendedoras, Plano de Negócio, Plano de Marketing e Gestão Financeira, cujos conteúdos são descritos a seguir:



" Módulo 1: Competências Empreendedoras (C.H: 8 horas)

Ementa: O comportamento empreendedor e as competências empreendedoras: determinantes e atributos. Cultura e valores. Criatividade. Liderança e gestão. Desenvolvimento e gestão de equipes. Mudança e adaptabilidade.

Objetivo: Viabilizar o desenvolvimento de competências para que possibilite ao estudante identificar aspectos críticos de sucesso empresarial relacionado ao comportamento empreendedor.

" Módulo 2: Plano de Negócio (C.H: 22 horas)

Ementa: Conceito, estrutura, etapas de elaboração e modelo. Processo de administração e processo empreendedor. Planejamento empresarial. Oportunidades negociais no contexto empreendedor. Plano de negócio.

Objetivo: Instrumentalizar o estudante para que desenvolva competências que possibilitem utilizar os conceitos de planejamento empresarial para elaborar o Plano de Negócio.

" Módulo 3: Plano de Marketing (C.H: 14 horas)

Ementa: Conceito e a importância do Marketing para o sucesso do empreendimento. Estratégia de marketing, vantagem competitiva e o composto de marketing. Plano de Marketing no contexto do plano de negócio.

Objetivo: Capacitar o estudante para que desenvolva competências que lhe possibilite utilizar os conceitos de Marketing para elaboração de um Plano de Negócio.

" Módulo 4: Gestão Financeira (C.H: 16 horas)

Ementa: Planejamento financeiro do plano de negócio; fundamentos da gestão financeira; origens e aplicações de recursos de um negócio; custos de produção e receitas de vendas; administração dos planos financeiros, análise de retorno do investimento.

Objetivo: Capacitar o estudante para que ele desenvolva competências para elaborar o Planejamento Financeiro do Plano de Negócio.

Bibliografia:

" COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS:

Obra Autor

Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. DORNELAS, J. C. A. Campus: 2001.

O empreendedorismo como tema de estudos superiores: empreendedorismo, ciência, técnica e arte. FILION, L. J. Campus: 2001.

Investigando o potencial empreendedor e de liderança criativa. GIMENEZ, F. A. P. e Júnior, E. I.

Empreendedorismo e plano de negócio. PALMEIRA, M.

Criatividade hoje: como se pratica, aprende e ensina. PREDEBON, José. Atlas: 2003.

Criatividade: abrindo o lado inovador da mente: um caminho para o exercício prático dessa potencialidade, esquecida ou reprimida quando deixamos de ser criança. PREDEBON, José. Atlas: 2005.

Comportamento organizacional. ROBBINS, S. P. Prentice Hall: 2005.

Empreendedorismo: competência essencial para pequenas e médias empresas. SOUZA, E. C. L.

Gestão da Inovação. TIDD, Joe; BESSANT, John ; PAVITT, Keith: 2008.

Manual de Oslo: Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. OCDE, Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento: 2006

As regras da Inovação: Como gerenciar, como medir e como lucrar. DAVILA, Tony; EPSTEIN, J. Marc; SHELTON, Robert. Bookman: 2007



" PLANO DE NEGÓCIO:

Obra Autor

Manual de gestão empresarial. BULGACOV, S. Atlas: 1999

Administração estratégica de mercado. AAKER, D. A. Bookman: 1999

Administração estratégica. CERTO, S. C.; PETER, J. P. Makron Books: 2005.

Fundamentos da iniciativa empresarial. DEGEN, R. McGraw-hill: 1989.

O segredo de Luiza. DOLABELA, F. C. Cultura: 2006.

Boa idéia! E agora? FILION, L. J.; DOLABELA, F. C. Cultura, 2000.

O mito do empreendedor. GERBER, M. E.

Como montar seu plano de negócios. McLAUCHLIN, H. J.

Planejamento estratégico. OLIVEIRA, D. P. R. Atlas, 2001.

Criando seu próprio negócio. PEREIRA, H. J.; SANTOS, S. A. S.

Construindo planos de negócios. SALIM, C. S. et. Al: 2005

Making Money PRATCHETT, Terry.Harper:2008

A profissão de administrador DRUCKER, Peter Ferdinand. Pioneira Thomson Learning: 2001.











" PLANO DE MARKETING:

Obra Autor

Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. DORNELAS, J. C. A. Campus: 2001.

Manual de gestão empresarial. BULGACOV, S. Atlas, 1999.

Princípios de marketing. KOTLER, Philip e Armstrong, Gary. Prentice -Hall: 2004.

Administração de marketing. KOTLER, Philip. Prentice-Hall: 2005.

Pesquisa mercadológica: texto e casos. BOYD JR.,H. W.; WESTFALL, R. Getúlio Vargas: 1982.

Administração de marketing. COBRA, Marcos. Marcos Cobra: 2003.

Administração de vendas. LAS CASAS, A. L. Atlas: 2004.

Introdução à pesquisa de marketing: Uma orientação aplicada. MALHOTRA, K. Naresh. Bookman: 2001.

Cim Marketing Communications Bundle FILL. Buterworth-heineman.

Marketing: Criando valor para o cliente CHURCHIL JR,Gilbert;PETER J. Paul . Saraiva.



" GESTÃO FINANCEIRA:

Obra Autor

Gestão financeira nas pequenas e médias empresas. LEMES JUNIOR, Antonio Barbosa.

Empreendedorismo e plano de negócio. PALMEIRA, Mirian.

Princípios de administração financeira. GITMAN, Lawrence. Pearson Education.

Contabilidade básica. MARION, José Carlos. Atlas: 2008.

Administração do capital de giro. ASSAF NETO, Alexandre; TIBÚRCIO SILVA, César Augusto. Atlas.

Curso de contabilidade de custos. LEONE, George. Atlas: 2009.

O segredo de Luísa DOLABELA, Fernando. Sextante:2008

Gestão financeira: ênfase em aplicações e casos nacionais. WERNKE, Rodney. Saraiva.







© 2017 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília