Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 166162 - PLANEJAMENTO E CONTROLE DE CONSTRUCOES
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: ENC - Departamento de Engenharia Civil e Ambiental
Código: 166162
Denominação: PLANEJAMENTO E CONTROLE DE CONSTRUCOES
Nível: Graduação
Vigência: 1971/2
Pré-req: ENC-166111 TECNOLOGIA DAS CONSTRUCOES 1
Ementa:

Canteiro: estruturas de apoio; estruturas de produção, NR-18. Orçamento: Orçamento por estimativa; Custo Unitário Básico; Discriminação técnica; Orçamento informatizado; Composição dos serviços; Discriminação orçamentária e quantificação dos serviços; Custos: materiais e equipamentos; Leis sociais; BDI. Projeto: Processo de projeto de edificações; compatibilização de projetos; documentos de projetos; aprovação de projetos. Planejamento: Conceitos elementares e técnicas de planejamento e controle de obras; Licitação: Lei 8666. 6. Contratos: Estrutura e tipos de contratos; Norma 12721.

Programa:

As atividades teóricas serão desenvolvidas visando estimular a participação ativa dos alunos, por meio de exposição, leitura de artigos, elaboração de questões de pesquisa, trabalhos em grupos e debates em sala de aula. A bibliografia recomendada deve ser lida pelo aluno. As atividades práticas serão desenvolvidas por grupos de no máximo dois alunos que deverão conciliar os horários para cumprir o prazo previsto para a entrega dos trabalhos solicitados.

Bibliografia:

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 12721. Avaliação de custos unitários e preparo de orçamento de construção para incorporação de edifícios em condomínios: 2003.

BERNARDES, M.M.S. Planejamento e controle da produção para empresas de construção civil. Rio de Janeiro: LTC. 2003.

GOLDMAN, P. Introdução ao planejamento e controle de custos na construção civil brasileira. 3ª edição. São Paulo: PINI, 1997.

CARDOSO R.S. Orçamento de obras em foco - Um novo olhar sobre a engenharia de custo São Paulo: PINI, 2009.

COSTA, Maria L. S.; ROSA, Vera Lúcia N. 5S no canteiro. Coleção Primeiros Passos da Qualidade no Canteiro de Obras. 94 p.

LIMER, C. Planejamento, orçamento e controle de projetos e obras. Rio de Janeiro: LTC. 1997.

MATTOS, A.D. Como preparar orçamentos de obras - Ed. Pini. São Paulo. 2006.

MATTOS D. A. Planejamento e Controle de Obras. São Paulo: PINI, 2010

MACIEL, J.G. e RIBEIRO, R.C.M. Orçamento de obras - estudo comparativo de uma obra piloto de médio porte - Trabalho de conclusão de Curso. UnB. Jan. 1997.

MELHADO, S. Oliveira, O Como Administrar Empresas de Projeto de Arquitetura e Engenharia Civil. Ed. Pini. 2005

MINISTÉRIO DO TRABALHO. Condições e Meio ambiente do Trabalho na indústria da Construção. NR-18. São Paulo, 1996.

OLIVEIRA, M. Análise de características geométricas de prédios habitacionais relacionadas com o custos. Dissertação de mestrado. CPGEC/UFRGS. Porto Alegre. 1990.

ROCHA, F.; HEINECK, L.F.M.; RODRIGUES, I.T.; PEREIRA; P.E. Logística e lógica na construção civil: um processo de gestão transparente na construção civil. Fortaleza: Fibra Construções. 2004.

SCHMITT, C. M. Orçamento de obras: análise da sua prática. Caderno Técnico CE-22. Departamento de Engenharia, UFRGS. Porto Alegre, 1988.

SILVA, M. F. S. et al Melhorias de qualidade e Produtividade: Iniciativas Das Empresas De Construção Civil - Porto Alegre. Programa Da Qualidade E Produtividade Da Construção Civil No Rio Grande Do Sul. SEBRAE, 1994.

SILVA, M.F.S, KNIJINIK A ., GREVEN h., Sistema de documentação para projetos de edificações: diretrizes básicas. Porto Alegre, SEBRAE/RS, 1996. 200 p. (Série SEBRAE Construção Civil, 4)

SILVA, M.A.C. Identificação e análise dos fatores que afetam a produtividade sob a ótica dos custos de produção de empresas de edificação. Porto Alegre, 1986. Dissertação (Mestrado em engenharia) - Escola de Engenharia, Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFRGS.

SILVA, Fred Borges da; CARDOSO, Francisco F. Ferramentas e Diretrizes para a Gestão da Logística no Processo de Produção de Edifícios. BT/PCC/263. 25p.

SOUZA, R. et al. Sistema de gestão da qualidade para empresas construtoras. Sinduscon-SP, Sebrae-SP e CTE - Centro de Tecnologia de Edificações. São Paulo, setembro de 1994.

SOUZA, Ubiraci E. L. de; FRANCO, Luiz S. Subsídios para a Opção entre: Elevador ou Grua, Andaime Fachadeiro ou Balancim, Argamassa Industrializada ou Produzida em Obra. BT/PCC/176. 32p.

SOUZA, Ubiraci E. L. de; FRANCO, Luiz S.; PALIARI JOSÉ CARLOS; CARRARO, FAUSTO. Recomendações Gerais quanto à Localização e Tamanho dos Elementos do Canteiro de Obras. BT/PCC/178 . 26 p.

SOUZA, Ubiraci E. L. de; FRANCO, Luiz S. Definição do Layout do Canteiro de Obras. BT/PCC/177. 23p.

SOUZA, Ubiraci E. L. de. Projeto e Implantação do Canteiro. Coleção Primeiros Passos da Qualidade no Canteiro de Obras. 96 p.

SOUZA et al. Qualidade na aquisição de materiais e execução de obras. São Paulo. Ed. PINI, 1996, CTE. 247 p.

TCPO: Tabelas de Composição de Preços para Orçamentos. São Paulo: Pini, 2010.











© 2017 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília