Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2020/1


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 146480 - Introdução a Comunicação
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: JOR - Departamento de Jornalismo
Código: 146480
Denominação: Introdução a Comunicação
Nível: Graduação
Vigência: 1971/2
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:

O que é comunicação. O processo da comunicação. Formação e Exercício Profissional nas áreas de Comunicação Social.

Programa:

Introduzir o aluno no universo dos conceitos e problemas relativos à Comunicação por meio de: a) discussões críticas de textos e de conteúdos audiovisuais; b) e de um panorama das habilitações.

Bibliografia:

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade.

DÍAS, BORDENAVE, Juan. O que é Comunicação? São Paulo: Brasiliense, 1991. p. 12-49.

DUARTE, Elizabeth B.; CASTRO, Maria L. D. de. Televisão: entre o mercado e a academia. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2006

DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 1993, p. 23-56.

FAUSTO NETO, A.; PORTO, S.D.; AIDAR PRADO, J.L. (eds.) - Campo da Comunicação: caracterização, problematização e perspectivas. Editora Universitária/UFPB. João Pessoa, 2001.

HOHLFELDT, A. ; MARTINO, L. ; FRANÇA, V. (orgs.) - Teorias da Comunicação. Vozes. Petrópolis, 2001.

MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematográfica. Lisboa: Dinalivro, 2005, p. 7 -36.

MORIN, E. Cultura de Massa e Níveis de Cultura. Rio de Janeiro: Forense, 1997, pp. 13-36.

MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sergio D. (org) O Jornal. Da forma ao sentido. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2012. p. 47-53.

ROSSI, Clovis. O que é Jornalismo? São Paulo: Brasiliense, 2000. p. 7-58

WOLF, Mauro - Teorias da Comunicação. Martins Fontes. São Paulo, 2003.

Hohlfeldt, A.; Martino, L.C.; França, Vera V. - Teorias da Comunicação.Vozes. Petrópolis, 2001.

MARTINO, Luiz C. - De Qual Comunicação Estamos Falando?, in A. Hohlfeldt; L. Martino; V. França (orgs.) - Teorias da Comunicação. Vozes. Petrópolis, 2001.

MARTINO, Luiz C. "Elementos para uma Epistemologia da Comunicação", in A. Fausto Neto, S.D. Porto, J.L. Aidar Prado (eds.) - Campo da Comunicação: caracterização, problematização e perspectivas. Editora Universitária/UFPB. João Pessoa, 2001.

ORTEGA Y GASSET, José. - "A Chegada das Massas", in Rosenberg, Bernard e Manning White, David - Cultura de Massa, Cultrix. São Paulo, 1973, pp. 57-62.

BLUMER, Hebert - "A Massa, o Público e a Opinião Pública", in Gabriel Cohn (org.) Comunicação e Indústria Cultural. Cia. Editora Nacional. São Paulo, 1971, pp. 177-186.

GOMES, Neusa. A teoria da comunicação publicitária. IN: GOMES, Neusa. Publicidade: Comunicação Persuasiva. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 35-48.

DUARTE, Elizabeth B.; CASTRO, Maria L. D. de. Televisão: entre o mercado e a academia. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2006

DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 1993, p. 23-56.

p. 16-30, 2006.

© 2020 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília