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Período Atual
2020/1


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 145521 - Ética na Comunicação
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Graduação

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Órgão: JOR - Departamento de Jornalismo
Código: 145521
Denominação: Ética na Comunicação
Nível: Graduação
Vigência: 1971/2
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:

Noções básicas e conceitos: moral, decoro, ética e deontologia. Éticas da convicção e da responsabilidade. Ética na Comunicação (setores corporativos, patronais e trabalhistas). Ética e utilitarismo. Justificativas éticas. Os códigos de ética no campo da Comunicação. Responsabilidade social e cidadania. Ética e cidadania planetária: antropoética e holoética.

Programa:

Unidade I: conceitos básicos: moral, ética, decoro e deontologia. Moralidade, eticidade, legalidade e legitimidade. Ética na Comunicação Social. Controle social e controle profissional. Lei e dever. A moralidade como uma das competências humanas.



Unidade II: Os "crimes de honra" (injúria, difamação e calúnia). Os códigos de ética nas áreas de Comunicação: imprensa, publicidade e propaganda, radiodifusão (rádio e tv), cinema, relações públicas e novos meios. A classificação indicativa por faixa etária.



Unidade III: códigos de regulamentação e de ética dos grupos corporativos (patronais e trabalhistas). O Código de Ética da Associação Nacional de Jornais (ANJ); o antigo Código de Ética da Radiodifusão Brasileira. O Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária; A ética no audiovisual. O cinema e as tentativas de moralização longo de sua história. A defesa do consumidor. O consumo consciente.



Unidade IV: Meios de Assegurar a Responsabilidade Social (MARS): conselhos de comunicação; comissões de ética; formas de controle social da mídia. Observatórios e ouvidorias. Responsabilidade social e cidadania empresarial. Organizações sociais e controle social da mídia. Conselhos de Leitores. A participação do público na qualidade nos conteúdos de mídia. Ética e novos cenários midiáticos e tecnológicos.



Unidade V: Estudos dirigidos. Leituras e aplicações de conceitos. Estudos de casos. Ética comparada. Orientação de trabalhos.

Bibliografia:

ALBERONI, F. e VECA, Salvatore. O altruísmo e a moral. Bertrand, Venda Nova (Portugal), 1993.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. S. Paulo, Abril, Col. "Os Pensadores", 1991, 4a. ed.

BARROS FILHO, Clóvis. Ética na comunicação. São Paulo, Moderna, 1995.

BETTO, Frei e outros. O desafio ético. Rio de Janeiro, Garamond, 2000.

BIAGGIO, Ângela Maria Brasil. Lawrence Kohlberg: ética e educação moral. S. Paulo, Moderna, 2002.

BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa. São Paulo, Companhia das Letras, 2000.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. A Ética no jornalismo. São Paulo: Contexto, 2008 [http://christofoletti.com/artigos/]

CULT, ano 13, N. 145, dossiê "Ética em tempos de crise". São Paulo, Editora Bregantini, 2010 [capa].

FREITAG, Barbara. Itinerários de Antígona - A questão da moralidade, Campinas, Papirus, 1992.

______. A questão da moralidade: da razão prática de Kant à ética discursiva de Habermas. Brasília,

Casa das Musas, 2008.

HABERMAS, Jürgen. Consciência Moral e Agir Comunicativo, Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1989.

KARAM, Francisco. Jornalismo, Ética e Liberdade, São Paulo: Summus, 1997.

KANT, Immanuel. Crítica da razão prática, Lisboa, Edições 70, 1984.

______. Fundamentação da Metafísica dos Costumes, Lisboa, Edições 70, 1992.

______. Resposta à pergunta: o que é o Esclarecimento. Casa das Musas, 2007.

KOHLBERG, Lawrence, Psicologia del Desarollo Moral, Bilbao, Desclée de Brouwer, 1992.

KOSOVSKI, Ester (org.). Ética na Comunicação. Rio de Janeiro, Mauad, 1995.

LIPOVETSKY, Gilles. O crepúsculo do dever, Lisboa, Dom Quixote, 1994.

PIAGET, Jean. O juízo moral na criança, São Paulo, Summus, 1994.

PAULINO, Fernando Oliveira. Responsabilidade social da mídia. Brasília, Casa das Musas, 2009.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça, Lisboa, Presença, 1993.

SILVA, Luiz Martins da. Ética na Comunicação. Brasília, DF, Casa das Musas, 2009.

TUGENDHAT, Ernst. Lições sobre ética. Petrópolis, Vozes, 1996.

UNESCO. Vários autores. A criança e a violência na mídia. S. Paulo/Brasília, Cortez/Unesco, 1999.

WEBER, Max. Em: http://tutomania.com.br/livro/max-weber---etica-protestante-e-o-espirito-do-capitalismo

Código de Ética do Jornalista (www.fenaj.org.br); Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária; Código de Defesa do Consumidor; Constituição da República Federativa do Brasil (proteção à família e ao menor). Estatuto da Criança e do Adolescente.

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