Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2020/1


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 145017 - Teorias da Comunicação 1
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: JOR - Departamento de Jornalismo
Código: 145017
Denominação: Teorias da Comunicação 1
Nível: Graduação
Vigência: 1989/2
Pré-req: JOR-146480 Introdução a Comunicação OU
VIS-153699 FUND DA LINGUAGEM VISUAL OU
FCI-182681 INTRODUCAO A ARQUIVOLOGIA OU
FCI-182010 INTRO BIB CIEN INFORMACAO
Ementa:

Quais são as teorias da comunicação? A resposta a esta pergunta se encontra diretamente correlacionada ao conceito de comunicação que empregamos. As teorias da comunicação dependem da ideia de comunicação que adotamos. Por conseguinte, o programa se divide basicamente em duas partes. A primeira trata da definição da comunicação como um campo de conhecimento, enquanto a segunda procura apresentar e discutir algumas de suas teorias.

Programa:

Introduzir o aluno no universo dos conceitos e problemas relativos às teorias da comunicação por meio de uma discussão crítica de seu objeto e de um panorama das principais correntes teóricas.

Bibliografia:

Wolf, Mauro - Teorias da Comunicação. Martins Fontes. São Paulo, 2003.

Hohlfeldt, A.; Martino, L.C.; França, Vera V. - Teorias da Comunicação.Vozes. Petrópolis, 2001.

Cohn, Gabriel - Comunicação e Indústria Cultural. E. Nacional/Edusp. S. Paulo, 1971.

Costa Lima, Luiz - Teoria da Comunicação de Massa. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1982.

Rosenberg, Bernard e Manning White, David - Cultura de Massa. Cultrix. São Paulo, 1973.

Martino, Luiz C. - "Abordagens e Representação do Campo Comunicacional", in Revista Comunicação, Mídia e Consumo, n.3, série 8, ESPM, São Paulo, 2006, pp.33-54. http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/79/80

Martino, Luiz C. "A Atualidade Mediática: o conceito e suas dimensões", texto apresentado no XVIII Encontro da COMPÓS, PUC-Minas, junho de 2009. Martino, Luiz C. - De Qual Comunicação Estamos Falando?, in A. Hohlfeldt; L. Martino; V. França (orgs.) - Teorias da Comunicação. Vozes. Petrópolis, 2001.

Martino, Luiz C. "Elementos para uma Epistemologia da Comunicação", in A. Fausto Neto, S.D. Porto, J.L. Aidar Prado (eds.) - Campo da Comunicação: caracterização, problematização e perspectivas. Editora Universitária/UFPB. João Pessoa, 2001.

Martino, Luiz C.; Boaventura, Katrine T. O Mito da Interdisciplinaridade: História e Institucionalização de uma ideologia. E-Compós. 2013.

Ortega y Gasset, José. - "A Chegada das Massas", in Rosenberg, Bernard e Manning White, David - Cultura de Massa, Cultrix. São Paulo, 1973, pp. 57-62.

Blumer, Hebert - "A Massa, o Público e a Opinião Pública", in Gabriel Cohn (org.) Comunicação e Indústria Cultural. Cia. Editora Nacional. São Paulo, 1971, pp. 177-186.

Eguizabal, Raul. Idea de publicidad. In: Eguizabal, Raul. Teoría de la publicidad. Madrid: Ediciones Cátegra, 2007, p. 29-76.

Gomes, Neusa. A teoria da comunicação publicitária. IN: GOMES, Neusa. Publicidade: Comunicação Persuasiva. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 35-48.

Sodré, Nelson Werneck - História da Imprensa no Brasil. Martins Fontes. São Paulo, 1983, 3ª edição.

Traquina, N. Jornalismo: questões, teorias e "estórias". Lisboa, 1993.

Escosteguy, Ana C., " Os Estudos Culturais", in Hohlfeldt, A.; Martino, L.C.; França, Vera V. - Teorias da Comunicação. Vozes. Petrópolis, 2001, p. 151-170.

Berger, Christa. "A Pesquisa em Comunicação na América Latina", in Hohlfeldt, A.; Martino, L.C.; França, V.. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.

Mclhuan, M. - Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. Cultrix. São Paulo, 1971, cap. 1 e 2.

Sousa, Janara . A Segunda Geração da Teoria do Meio: a contribuição de Meyrowitz. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2004, Porto Alegre. Intercom, 2004.

Wolf, Mauro - Teorias da Comunicação. Presença. Introdução e primeira parte "A Evolução da Pesquisa sobre as Comunicações de Massa. Lisboa, 1995, p.13-132. (peso 2)

Hohlfeldt, A - "Hipóteses Contemporâneas de Pesquisa em Comunicação", in Hohlfeldt, A.; Martino, L.C.; França, Vera V. - Teorias da Comunicação. Vozes. Petrópolis, 2001, p. 187-240.

Rüdiger, F. - "A Escola de Frankfurt", in Hohlfeldt, A.; Martino, L.C.; França, Vera V. - Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Vozes. Petrópolis, 2001.

© 2020 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília