Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 142956 - INGLES: EXPRESSAO ESCRITA 3
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: LET - Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução
Código: 142956
Denominação: INGLES: EXPRESSAO ESCRITA 3
Nível: Graduação
Vigência: 1990/2
Pré-req: LET-142981 INGLES: EXPRESSAO ESCRITA 2 OU
LET-142115 LINGUA INGLESA 4
Ementa:

Introdução: competência e performance na escrita. O desenvolvimento de um processo de composição eficiente. O papel da gramatica: problemas gramaticais e caracteristicas sintaticas de cada tipo/genêro de texto. A organização de um texto como umtodo.





Programa:

I. INTRODUCAO: `COMPETENCIA` X `PERFORMANCE` REDACIONAL TEORIAS

II. O USO DA GRAMATICA NA PRATICA REDACIONAL:

01. ESTRUTURAS LINGUSITICAS NA `CLASSIFICACAO`

02. EXPANSOES GRAMATICAIS NA `DEFINICAO`

03. ORDEM DOS GRUPOS DE PALAVRAS EM SENTENCAS E TEXTOS.

04. EXPRESSOES DE COMPARACAO E CONTRASTE EM SENTECAS E TEXTOS

05. EXPRESSOES GRAMATICAIS DE `TEMPO` EM TEXTOS.

06. O USO DA VOZ PASSIVA NAS DESCRICOES - O TEXTO CIENTIFICO

07. ORACOES ADJETIVAS

III. TIPOS DE TEXTOS X COMPLEXIDADE DAS SENTENCAS

01. TEXTOS CIENTIFICOS: `ESTUDO DE CASC`/`EDITORIAIS` `RELATAS DE

PESQUISA.

IV. PRATICA DE REDACAO: A ORGANIZACAO E DESENVOLVIMENTO DO TEXTO DENTRO

DA EQUACAO SITUACAO (S) - PROBLEMA (P) SOLUCAO (S)/AVALIACAO (A).

V. ARGUMENTACAO: ELEMENTOS, TIPOS, MODELOS. A ARGUMENTACAO GERAL E

ESPECIALIZADA.

Bibliografia:

CLARK H. H. & EVE CLARK NOVA YORK

PSYCHOLOGY AND LANGUAGE ED. HBJ 1977

KRASHEN, S. D. OXFORD

WRITING: RESEARCH, THEORY AND APPLICATIONS ED. PERGMAN 1984

HAMP-LYONS, LIZ & BEN HEASLEY CAMBRIDGE

STUDY WRITING ED. CUP 1987

RAIMES, ANN OXFORD

TECHNIQUES IN TEACHING WRITING ED. OUP 1983

QUIRK, R. & SIDNEY GREENBAUM LONDRES

A UNIVERSITY GRAAMMAR OF ENGLISH ED. LONGMAN 1977

LONGMAN DICTIONARY OF CONTEPO- NEW EDITION

RARY ENGLISH HARLOW, ESSEX 1988

ALLWRIGHT, R. L.

INVESTIGATING REFORMULATION AS PRACTICAL STRATEGY 1984

FOR THE TEACHING OF ACADEMIC WRITING

GARCIA, ANA LUIZA M. CAMPINAS/SP

ARGUMENTACAO E REDACAO ESCOLAR. DISSERTACAO DE ED. UNICAMP 1984

MESTRADO

RIEKE, RICHARD D. & MALCOLM O. ILLINOIS

SILLARS

ARGUMENTATION AND THE DECISION MAKING PROCESS. ED. S. F. CIA 1975

© 2017 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília