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Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 140082 - Introdução à Linguística
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Graduação

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Órgão: LIP - Departamento de Linguística, Português, Líng Clás
Código: 140082
Denominação: Introdução à Linguística
Nível: Graduação
Vigência: 1962/1
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:

O estudo científico da linguagem: noções básicas. Língua e cultura. Gramática tradicional, Lingüística Formal e Lingüística Funcional. Variação lingüística. Língua Padrão. Atitudes e preconceitos lingüísticos. Aquisição da língua. Competência comunicativa.



Programa:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO



1. PRIMEIRA PARTE: O FENÔMENO GERAL DA LINGUAGEM

1.1. a lingüística como ciência: definição, objeto de estudo e conceitos iniciais;

1.2. características fundamentais que atribuem cientificidade aos estudos lingüísticos;

1.3. diferenciação entre linguagem humana e comunicação animal;

1.3.1. a dupla articulação da linguagem;

1.4. introdução à aquisição da linguagem: empirismo e racionalismo;

1.5. breve histórico dos estudos lingüísticos e a formação do método histórico-comparativo.



2. SEGUNDA PARTE: FUNDAMENTOS E PRINCIPAIS TENDÊNCIAS TEÓRICAS 2.1. Dicotomias de Ferdinand de Saussure

2.1.1. signo lingüístico: significante e significado;

2.1.2. langue e parole (língua e fala);

2.1.3. sincronia e diacronia;

2.1.4. relações paradigmáticas e relações sintagmáticas.

2.2. A gramática biológica de Noam Chomsky

2.2.1. inatismo efaculdade da linguagem;

2.2.3. competência e desempenho.

2.3. A gramática funcionalista de Talmy Givón.





3. TERCEIRA PARTE: A LINGÜÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA HOJE

3.1. identificação de elementos de coesão e coerência (operadores argumentativos);

3.2. novas perspectivas do ensino de Língua Portuguesa;

3.3. variação lingüística e preconceito lingüístico.

Bibliografia:

BÁSICA



BAGNO, M. A língua de Eulália (novela sociolingüística). São Paulo: Contexto, 1999.

DUBOIS, J. et alii. Dicionário de lingüística. São Paulo: Cultrix, 1993.

FIORIN, J. L. (org.) Introdução à lingüística (vols.1 e 2). 5. ed. São Paulo: Contexto, 2006.



COMPLEMENTAR



BAGNO, M. Preconceito lingüístico - o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.

BENVENISTE, É. Problemas de lingüística geral I. Trad.: Maria da Glória Novak e Maria Luiza Neri. 3. ed. Campinas: Pontes e editora da UNICAMP, 1991.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização & Lingüística. São Paulo: Scipione, 1996.

CAMARA Jr., J. M. Dicionário de lingüística e gramática. Petrópolis: Vozes, 1981.

CARVALHO, C. Para compreender Saussure. Petrópolis: Vozes, 1998.

CHOMSKY, N. Aspectos da teoria da sintaxe. Coimbra: Armênico Amado, 1978.

____________. Linguagem e mente. Brasília: UnB, 1998.

CHRISTIANO, M. E. A; SILVA, R. S.; HORA, D. (orgs.). Funcionalismo e gramaticalização: teoria, análise, ensino. João Pessoa: Idéia, 2004.

COSERIU, E. Lições de lingüística geral. Trad.: Evanildo Bechara. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980.

COUTO, H. Ecolingüística: estudo das relações entre língua e meio ambiente. Brasília: Thesaurus, 2007.

CRYSTAL, D. Dicionário de lingüística geral e fonética. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1988.

GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

GIVÓN, T. Syntax: a Functional-Typological Introduction. Vol. I e II. Amsterdam/Philadelphia: JBPC, 2001.

LYONS, J. Introdução à lingüística teórica. São Paulo: Nacional e EDUSP, 1996.

________. Linguagem e lingüística: uma introdução. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.

MARTINET, A. Elementos de lingüística geral. Lisboa: Sá da Costa, 1991.

MATTOS E SILVA, R. V. "O português são dois..." Novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola, 2004.

MUSSALIM, F. & BENTES, A. C. Introdução à lingüística. (vols. 1 e 2). São Paulo: Cortez, 2001.

NARO, A. J. & SCHERRE, M. M. P. Origens do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola, 2007.

NEVES, M. H. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

ORLANDI, E. P. O que é lingüística. São Paulo: Brasiliense, 1987.

ROBINS, R. H. Pequena história da lingüística. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1983.

SAUSSURE, F. Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, 1993.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

__________. Linguagem e Escola. Uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1993.

TARALLO, F. A pesquisa sociolingüística. São Paulo: Ática, 1986.

WEEDWOOD, B. História concisa da Lingüística. São Paulo: Parábola, 2002.



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