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Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 136824 - Política Social - Educação
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Graduação

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Órgão: SER - Departamento de Serviço Social
Código: 136824
Denominação: Política Social - Educação
Nível: Graduação
Vigência: 2012/2
Pré-req: SER-136484 Política Social
Ementa:

Análise de Teoria e da Prática das Políticas Educacionais em seu processo de formulação,

implementação, gestão e avaliação, tendo como referência a extensão da cidadania. As relações

entre Estado, sociedade e educação em diferentes perspectivas. Emergência dos sistemas

educacionais nacionais e suas recentes transformações na América Latina. O direito à educação na

Constituição Federal da República Federativa do Brasil e outras legislações nacionais. Formulação e

gestão da política de educação: participação, descentralização, público e privado, constituição de

fundo público específico, autonomia escolar e universitária. Educação e conhecimento no mundo do

trabalho e da cidadania. Educação e pobreza: interfaces entre Política de Assistência e Política de

Educação. Contribuição do Serviço Social na produção e redimensionamento do conhecimento

teórico social da política social.

Programa:

Unidade I - Política Social e Política de Educação no Brasil: hoje e ontem

- Escola, Estado e Sociedade

- A escola e a desigualdade

- Educação, cidadania e emancipação

- Política social, assistência e educação - distâncias e aproximações;

- Educação e neoliberalismo

- Serviço social, questão social e educação





Unidade II - Politicidade da educação, Conhecimento e Aprendizagem

- Saber Pensar e Aprender a Aprender

- Educação e Política

- Conhecimento e aprendizagem

- Polêmica em torno da aprendizagem e do instrucionismo - base biológica e outras; discussão sobre reprodução



Unidade III- A escola pública brasileira e análise das Políticas de educação

- A situação da educação básica (dados do SAEB, ENEM, PISA)

- O papel da escola pública gratuita para a cidadania

- A situação dos profissionais de educação

- Educação e resistência à mudança - por que os profissionais da mudança não mudam?; escola e universidade como antros da resistência

- O desafio da qualidade em educação

- Análise de políticas de educação no Brasil (propostas, implementação e financiamento)

Bibliografia:

Bibliografia Básica:

AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. 3. ed. Campinas: Autores

Associados, c2008.

MANFREDI, Sílvia Maria. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003.

MANCEBO, Deise; DOURADO, Luiz Fernandes; CATANI, Afranio M.; OLIVEIRA, João Batista Araújo

e. Políticas e gestão da educação superior: transformações recentes e debates atuais. Goiânia:

Alternativa; São aulo: Xamã, 2003.

FERES, João; ZONINSEIN, Jonas (Coord.). Ação afirmativa e universidade:: experiências nacionais

comparadas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2009

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 15. ed. Rio

de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008

STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Coord.). Dicionário Paulo Freire. Belo

Horizonte: Autêntica, 2008.

VIEIRA, Sofia Lerche; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Política educacional no Brasil: introdução

histórica. Brasília: Líber Livro, 2007.

Bibliografia Complementar

OLIVEIRA, Dalila A. (org.). Reformas Educacionais na América Latina e os Trabalhadores Docentes.

1ª edição. Belo Horizonte. Autêntica, 2003.

GADOTTI M. & ROMEO, J. E. (orgs.) . Autonomia da escola: princípios e propostas. 1ª edição. São

Paulo. Cortez, 1997.
Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social da UnB - Diurno

109

LOPES, Eliane et. al. (orgs). 500 Anos de Educação no Brasil. 3ª reimpressão. Belo Horizonte.

Autêntica , 2007.

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