Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 125440 - Educação Ambiental
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: ECL - Departamento de Ecologia
Código: 125440
Denominação: Educação Ambiental
Nível: Graduação
Vigência: 2004/2
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:





## => FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ÁREA DO CONHECI-

MENTO TEÓRICO, CIENTÍFICO-METODOLÓGICO E APLICADO ÀS CIÊNCIAS EDU-

CACIONAIS E AMBIENTAIS. HISTÓRICO E PERSPECTIVAS. DIFERENTES TIPOS

DE ABORDAGENS E METODOLOGIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. EDUCAÇÃO

FORMAL. A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DE LICENCI-

ATURA. CONTEÚDOS AFETOS A UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O TRATAMENTO

DOS CONTÚDOS PROGRAMÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA ENSINO

FUNDAMENTAL E MÉDIO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. EDUCAÇÃO

AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO

INFORMAL. IMPOSIÇÕES DO DESENVOLVIMENTO ECOLOGICAMENTE SUSTEN-

TADO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A RELAÇÃO COM O ENSINO E A PESQUISA.

Programa:



## => 1.0 - Histórico da Educação Ambiental.



## => 2.0 - As diferentes abordagens em Educação Ambiental.



## => 3.0 - Educação Ambiental como área de conhecimento teórico-científico.



## => 4.0 - Metodologia em Educação Ambiental.



## => 5.0 - Educação Ambiental no ensino Formal.



## => 6.0 - Conteúdos programáticos em Educação Ambiental.



## => 7.0 - Aplicações nos currículos de ciências e biologia.



## => 8.0 - Especificações didático-metodológicas para o ensino fundamental.



## => 9.0 - Educação Ambiental e educação informal.



## => 10 - Educação Ambiental e movimentos populacionais.



## => 11 - Relação da Educação Ambiental com a conservação ambiental e o desen-

volvimento sustentável.



## => 12 - As implicações da educação Ambiental com o desenvolvimento científico-

tecnológico e papel da escola.

Bibliografia:



Autor: FARIA, D. S.

Obra: Educação Ambiental e Científico-tecnológico.

Local: Brasília - DF - Brasil

Editor: Editora EdUnB

Edição:

Ano: 1995



Autor: FARIA, D. S. & GARCIA, L.

Obra: Análise de Des. de Currículos e Programas de Ciências.

Local: Brasília - DF - Brasil

Editor: Editora EdUnB

EDIÇÃO:

ANO: 1995



Autor: GARCIA, L.

Obra: Prática de Ensino de Ciências.

Local: Brasília - DF - Brasil

Editor: Editora EdUnB

Edição:

Ano: 1995



Autor: DIAS, G.

Obra: Educação Ambiental, princípios e práticas.

Local:

Editor:

Edição:

Ano: 1993



AUTOR: INEP (MEC)

OBRA: Desenvolvimento e Educação Ambiental.

LOCAL: Brasília - DF - Brasil

EDITOR: INEP

EDIÇÃO:

ANO: 1992



AUTOR: BID (PNUD)

OBRA: Nossa própria agenda - Comissão de Des. e meio Ambiente da America Latina e

Caribe.

Local:

Editor:

Edição:

Ano: 1991



Autor: VEZZER, M. L. & OVALLLE, O.

Obra: O Manual Latino Americano de Educação Ambiental.

Local:

Editor: Editora Havana

Edição:

Ano: 1995



Autor:

Obra:

Local:

Editor:

Edição:

Ano:



Autor: HUMANIDADES 10 (4)

Obra: Número dedicado ao desenvolvimento Ecologicamente Sustentável.

Local: Brasília - DF - Brasil

Editor: Editora EdUnB

Edição:

Ano:1995



Autor: SAITO, C. H.

Obra: Educação ambiental, representação do espaço e cidadania: uma contribuição me-

todológica a partir dos fundamentos de geoprocessamento. Ver. Educ. PUC/RS v. XX

n.33:111/124.

Local: Porto Alegre - RS - Brasil.

Editor:

Edição:

Ano: 1997.



Autor: SAITO, C. H.

Obra: "Cocô na praia, não!"- Educação Ambiental e Lutas Populares. Atas da IV Escola

de Verão de Investigação-ação Educacional.

Local: Santa Maria - RS - Brasil

Editor:

Edição:

Ano: 1998

© 2017 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília