Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 125172 - APRENDIZAGEM NO ENSINO
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: PPB - Departamento de Processos Psicologicos Básicos
Código: 125172
Denominação: APRENDIZAGEM NO ENSINO
Nível: Graduação
Vigência: 1971/2
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:

PRINCIPIOS E TENDENCIAS TEORICAS NA AREA DE APRENDIZAGEM:



- DEFINICAO E RAIZES HISTORICAS, PROCESSOS BASICOS DE ATENCAO, MEMORIA,



REFORCAMENTO, DISCRIMINACAO, GENERALIZACAO E MODELAGEM.



- PROCESSOS COMPLEXOS DE FORMACAO DE CONCEITOS, RESOLUCAO DE PROBLEMAS



E RACIOCINIO, COMPORTAMENTO VERBAL E LINGUAGEM.



- APLICACAO DAS TEORIAS DE ENSINO.

Programa:

UNIDADE I - O CONCEITO DE APRENDIZAGEM;

- DESENVOLVIMENTO HISTORICO;

- PRINCIPAIS TENDENCIAS TEORICAS: ANALISE DO COMPORTAMENTO E PSICOLOGIA

COGNITIVA.

UNIDADE II - ANALISE DO COMPORTAMENTO: PROCESSOS BASICOS

- REFORCAMENTO

- DISCRIMINACAO

- GENERALIZACAO

- MODELAGEM

UNIDADE III - ANALISE DO COMPORTAMENTO: PROCESSOS COMPLEXOS

- FORMACAO DE CONCEITOS

- RESOLUCAO DE PROBEMAS

- COMPORTAMENTO VERBAL

UNIDADE IV - PSICOLOGIA COGNITICA: PROCESSOS BASICOS

- ATENCAO

- MEMORIA

UNIDADE V - PSICOLOGIA COGNITIVA: PROCESSOS COMPLEXOS

- FORMACAO DE CONCEITOS

- RESOLUCAO DE PROBLEMAS

- RACIOCINIO

- LINGUAGEM

UNIDADE VI - APLICACAO AO ENSINO

- ANALISE DO COMPORTAMENTO

- PSICOLOGIA COGNITIVA.

Bibliografia:

1. Básica:

Anderson, J. R. (2005). Aprendizagem e memória: Uma abordagem integrada. Rio de Janeiro: LCT.

Coll, C., Gotzens, C., Monereo, C., Onrubia, J., Pozo, J. I., & Tapia, A. (2003). Psicologia da aprendizagem no ensino médio. Porto Alegre: Artmed.

Hübner, M. M., & Marinotti, M. (2004). Análise do comportamento para a educação: Contribuições recentes. Santo André, SP: ESETec.

Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2007). Manual de psicologia cognitiva. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed.

Moreira, M. B., & Medeiros, C. A. (2007). Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed.

Zanotto, M. L. B. (2000). Formação de professores: A contribuição da análise do comportamento. São Paulo: EDUC.



2. Complementar:

Catania, A. C. (1999). Aprendizagem: Comportamento, linguagem e cognição. Porto Alegre: Artmed.

Lefrançois, G. R. (2008). Teorias da aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning.

Pozo, J. I. (2004). Aquisição de conhecimento. Porto Alegre: Artmed.

Sidman, M. (1995). Coersão e suas implicações. (M. A. Andery & T. M. Sério, Trads.). São Paulo: Editorial Psy.

Sternberg, R. J. (2000). Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed.

© 2017 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília