Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 125156 - DESENVOLVIMENTO PSICOLOGICO E ENSINO
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: PED - Departamento de Psic.Escolar e do Desenvolvimento
Código: 125156
Denominação: DESENVOLVIMENTO PSICOLOGICO E ENSINO
Nível: Graduação
Vigência: 1971/2
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:

O desenvolvimento humano segundo as principais teorias psicológicas. A natureza psicossocial do desenvolvimento. As dimensões cognitivas, afetivo-emocional e social do desenvolvimento e suas inter-relações. As relações entre desenvolvimento e aprendizagem. O desenvolvimento psicológico no contexto socioeducativo.

Programa:

UNIDADE 1: INTRODUCACAO A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

1.1. CONCEITO BASICOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO.

- CONCEITUACAO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO.

- PERSPECTIVA HISTORICA E EVOLUCAO.

- QUESTOES POLEMICAS NA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO:

- MENTE/CORPO

- ADQUIRIDO/INATO

- INDIVIDUO/SOCIAL

1.2. A NOCAO DE ESTAGIOS EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO.

UNIDADE 2: AS ABORDAGENS PSICANALITICA PSICOGNETICAS E SOCIO-HISTORICA

SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO

2.1 FREND E O DESENVOLVIMENTO PSICOSEXUAL.

2.2. PIAGET E A PSICOGENESE DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO.

2.3. VYGOTSKY E A ABORDAGEM SOCIO-HISTORICA DO DESENVOLVIMEN-

TO.

2.4. WALLON E A PSICOGNESE DA PESSOA.

UNIDADE 3: DESENVOLVIMENTO PSICOLOGICO E ENSINO

3.1. A RELACAO ENTRE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM.

3.2. IMPLICACOES EDUCACIONAIS DAS ABORDAGENS PSICANALITICA.

PSICOGENTICA E SOCIO-HISTORICA.

3.3. O PAPEL DO PROFESSOR NA PROMOCAO DO DESENVOLVIMENTO DO

ALUNO.

UNIDADE 4: EDUCACAO E SOCIEDADE.

4.1. A INFANCIA E A ADOLESCENCIA COMO CONSTRUCOES CULTURAIS.

4.2. EDUCACAO E SOCIEDADE NO DESENVOLVIMENTO HUMANO.

4.3. SUCESSO E FRACASSO ESCOLAR MITO OU REALIDADE.

ATIVIDADES:

SERAO DESENVOLVIDAS DURANTE O CURSO AS SEGUINTES ATIVIDADES:

AULAS EXPOSITIVAS.

DISCUSSOES E DEBATES EM SALA.

LEITURA DE TEXTOS PARA SEMINARIOS, FECHAMENTO E ESTUDOS DIRI-

GIDOS.

PROVAS DE CONHECIEMNTO DE CONTEUDO.

AVALIACAO:

PARTICIPACAO, CONTRIBUICAO E DESEMPENHO DURANTE AS ATIVIDADES DESENVOL-

VIDAS NO CURSO...............................................40 PONTOS.

2 PROVAS................................................15 PONTOS CADA.

1 SEMINARIO..................................................15 PONTOS.

1 RESENHA....................................................15 PONTOS.

MENCOES PONTOS

SS 90 A 100

MS 70 A 89

MM 50 A 69

MI 30 A 49

II 10 A 29

SR 00 A 09 OU ACIMA DE 25% DE FALTAS

Bibliografia:

ALENCAR E. M. L. PETROPOLIS

A CRIANCA NA FAMILIA E NA SOCIEDADE ED. VOZES 1982

ARAGAO. R. O. BRASILIA

PSICANALISE E EDUCACAO CONGLITO OU CONCILIACAO? ED. DA UNIVER- 1993

EM: R. BUCHER & S. F. C. DE ALMEIDA (COORDS.) SIDADE DE

PSICOLOGIA E PSICANALISE: DESAFIOS BRASILIA

BALDWIN SAO PAULO

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANCA ED. BIBLIOTECA 1993

DE ESTUDOS SOCIAIS

BIAGGIO, A. PETROPOLIS

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO ED. VOZES 1978

DANTAS, II. SAO PAULO

A INFOANCIA DA RAZAO ED. MANOLE 1990

DE LA TAILLE, Y. OLIVEIRA, M. SAO PAULO

K & DANTAS H.

VPIAGET VYGOTSKY WALLON TEORIRIAS PSICOGENETICAS ED. SAMMUS 1992

EM DISCUSAO.

DOLLE, J. M. RIO DE JANEIRO

PARA CONHECER JEAN PIAGET ED. ZAHAR 1976

ENDERLE, C. PORTO ALEGRE

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO O PROCESSO EVOLU- ED. ARTES MEDI- 1985

TIVO DA CRIANCA CAS.

GARCIA-ROZA, L. A. RIO DE JANEIRO

FREUD E O INCONSCIENTE ED. ZAHAR 1984

PIAGET, I. RIO DE JANEIRO

SEIS ESTUDOS DE PSICOLOIGA ED. FORENSE 1990

RAPPAPORT, C. R; FIORI, W. R. & SAO PAULO

DAVIS, C.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO (VOLS. 1, 2, 3 E ED. EPU 1981

4)

VYGOTSKY, L. S; LURIA, AR & SAO PAULO

LEONTIHEV, A. N.

LINGUAGEM, DESENVOLVIMENTO E APARENDIZAGEM ED. ICONE-EDUSP 1988

VYGOTSKY, L. S. SAO PAULO

A FORMACAO SOCIAL DA MENTE ED. MARTIS FON- 1989

TES.

WALLON, H. LISBOA

OBJETIVOS E METODOS DA PSICOLOGIA ED. ESTAMPA 1975

WALLON, H. LISBOA

PSCOLOGIA E EDUCACAO DA CRIANCA ED. VEGA 1979

WEREBE, M. L. G. & NADEL- SAO PAULO

BRULFERT, Y.

HENRI WALLON ED. ETICA 1986

ZARRO, R. CAMPINAS

ONDE ESTA A PSICOLOGIA DA CRIANCA ED. PAPPIRUS 1989

© 2017 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília