Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 124966 - FUNDAMENTOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: PED - Departamento de Psic.Escolar e do Desenvolvimento
Código: 124966
Denominação: FUNDAMENTOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Nível: Graduação
Vigência: 1971/2
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:

Objeto e método de estudo da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Características e determinantes do desenvolvimento durante a infância e adolescência. Fenômenos básicos de aprendizagem simples e complexa. Aprendizagem verbal e social. Relação ensino-aprendizagem.

Programa:

UNIDADE 1 - INTRODUCAO A PSICOLOGIA

1. NATUREZA E OBJETIVOS DA PSICOLOGIA

2. METODOS DE INVESTIGACAO DA PSICOLOGIA CIENTIFICA.

3. NOCOES BASICAS SOBRE PLANEJAMENTO E ELABORACAO DE RELATO DE

PESQUISA.

UNIDADE 2 - NOCOES BASICAS SOBRE APRENDIZAGEM

1. CONCEITO DE COMPORTAMENTO E DE APRENDIZAGEM.

2. FENOMENOS BASICOS.

- APRENDIZAGEM SIMPLES: COMPORTAMENTO REFLEXO, CONDICIONAMEN-

TO E EXTINCAO. COMPORTAMENTO OPERATE, MANUTENCAO E ENFRA-

QUECIMENTO. CONCEITO DE REFORCO. ESQUEMAS BASICOS DE REFOR-

CAMENTO. REFORCO POSITIVO, NEGATIVO E PUNICAO. COMPORTAMEN-

TO MODELADO POR CONTINGENCIA E CONTROLADO POR REGRAS. ENCA-

DEAMENTO DE ESTIMULOS, CLASSE DE ESTIMULOS E DE RESPOSTAS.

CONTROLE E CONTRACONTROLE. GENERALIZACAO E DISCRIMINACAO DE

ESTIMULOS.

UNIDADE 3 - NOCOES BASICAS SOBRE DESENVOLVIMENTO.

1. OBJETIVO DE ESTUDO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO.

- CONCEITO DO DESENVOLVIMENTO.

- CARATER PROCESSUAL DO DESENVOLVIMENTO.

- FATORES DETERMINANTES DO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO.

. INTERACAO ENTRE GENS, MEIO, HEREDITARIEDADE, MATURACAO,

EXPERIENCIA, APRENDIZAGEM.

2. METODOS DE PESQUISA E ABORDAGEM TEORICAS APLICADAS AO ESTUDO

DO DESENVOLVIMENTO.

- PRINCIPAIS METODOS: EXPERIEMENTAL, CORRELACIONAL, DESCRITI-

VO (METODO CLINICO, ESTUDO DE CASO, OBSERVACAO NATURALISTI-

CA).

- ABORDAGENS LONGITUDINAL E TRANSVERSAL.

- QUESTOES ETICAS.

- PRINCIPAIS TEORIAS: PSICANALITICA, APRENDIZAGEM SOCIAL, DE-

SENVOLVIMENTAL COGNITIVISTA, ETOLOGICA.

3. INFLUENCIAS CULTURAIS NO DESENVOLVIMENTO

4. DESENVOLVIMENTO NA INFANCIA

- CONCEITO DA INFANCIA.

- DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

. FUNDAMENTOS DA TEORIA PIAGETIANA.

. FATORES QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO.

. FUNDAMENTOS DO MODELO SOCIO-INTERACIONISTA.

. MEMORIA, FORMACAO DE CONCEITOS E PENSAMENTO CRIATIVO.

- DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM.

- DESENVOLVIMENTO MORAL (MODELO DE KOHLBERG)

- DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIO-AFETIVO

. PROCESSO E VARIAVEIS

- AGRESSAO.

- AUTO-ESTIMA

- IDENTIDADE SEXUAL

5. DESENVOLVIMENTO NA ADOLESCENCIA

- CONCEITO

- DEFINICAO

- MODELOS DE ESTUDO: SOCIOLOGICO, PSICANALITICO, COGNITIVO-

EDUCACIONAL.

- A QUESTAO DA IDENTIDADE

- O ADOLESCENTE, A ESCOLA, A FAMILIA E A SOCIEDADE.

Bibliografia:

ADES, C. SAO PAULO

ENTRE EIDILOS E XENIDRINS: EXPERIENCIA

E PRE-PROGRAMAS NO COMPORTAMENTO HUMA-

NO. PSICOLOGIA NO ENSINO DO 2o. GRAU.

UMA PROPOSTA EMANCIPADORA. CRP 6a. RE-

GIAO E SINDICATO DE PSICOLOGOS NO ES-

TADO DE SAO PAULO. EDICON 1986

ALENCAR, E. M. L. S. DE PETROPOLIS

A CRIANCA NA FAMILIA E NA SOCIEDADE. VOZES 1985

PETROPOLIS

INTRODUCAO AOS PRINCIPIOS BASICOS DO

COMPORTAMENTO. VOZES 1988

BEE, H; MITCHELL, S. K. SAO PAULO

A PESSOA EM DESENVOLVIMENTO. HARBRA 1984

BIAGGIO, A. PETROPOLIS

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. VOZES 1988

BOCK, A. M. B; FURTADO, O; SAO PAULO

TEIXEIRA, M. DE L. T.

PSICOLOGIAS: UMA INTRODUCAO AO ESTUDO

DE PSICOLOGIA. SARAIVA 1991

CAVALCANTI, R. DA C. SAO PAULO

ADOLECENCIA HOJE. ROCA 1988

CARVALHO, A. M. A.

O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO.

PSICOLOGIA, 13(2), 1-13. 1987

CARRAHER, T. N. SAO PAULO

SOCIEDADE E INTELIGENCIA. CORTEZ 1989

CLIMACO, A. A. DE S.

REPENSANDO AS CONCEPCOES DE ADOLESCEN-

CIA. 20o. REUNIAO ANUAL DE PSICOLOGIA

DA SOCIEDADE DE PSICOLOGIA DE RIBEIRAO

PRETO. 1990

DAVIDOFF, L. L. SAO PAULO

INTRODUCAO A PSICOLOGIA. McGRAW-HILL 1983

D'OLIVEIRA, M. M. H. SAO PAULO

CIENCIA E PESQUISA EM PSICOLOGIA.

VOL. 3. EPU 1984

ENDERLE, C. PORTO ALEGRE

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: O PRO-

CESSO EVOLUTIVO DA CRIANCA. ARTES MEDICAS 1985

FREITAG, B. SAO PAULO

SOCIEDADE E CONSCIENCIA. UM ESTUDO

PIAGETIANO NA FAVELA E NA ESCOLA. CORTEZ 1986

GALLATIN, J. SAO PAULO

ADOLESCENCIA E INDIVIDUALIDADE. HARBRA 1978

KRAMER, S. RIO DE JANEIRO

A POLITICA DO PRE-ESCOLAR NO BRASIL.

A ARTE DO DISFARCE. ACHIAME 1984

MATOS, M. A.

O CONTROLE DE ESTIMULOS SOBRE O COM-

PORTAMENTO. PSICOLOGIA, 7(2), 1-15. 1981

MUSSEN, P. H; CONGER, J.J.; SAO PAULO

KAGAN, J.; HUSTON, A. C.

DESENVOLVIMENTO E PERSONALIDADE DA CRIANCA. HARBRA 1988

NETTO, S. P. SAO PAULO

PSICOLOGIA: INTRODICAO E GUIA DE ESTUDO. EPU 1990

OLIVEIRA, Z. M. R. DE

ADOLECENCIA - UM ENQUADRE SOCIO-HISTORICO.

20o. REUNIAO ANUAL DE PSICOLOGIA DA SOCIE-

DADE DE PSICOLOGIA DE RIBEIRAO PRETO. 1990

OLIVEIRA, M. M. H. SAO PAULO

CIENCIA E PESQUISA EM PSICOLOGIA: UMA IN-

TRODUCAO. EPU 1980

OSORIO, L. C. PORTO ALEGRE

ADOLESCENTE HOJE. ARTES MEDICAS 1991

PAZ, M. DAS G. T. BRASILIA

INFLUENCIA DO TRABALHO MATERNO NA

IDENTIFICACAO SEXIAL DOS FILHOS.

TESE DE MESTRADO. 1985

PISANI, E. M.; BSI, G. P.; PORTO ALEGRE

RIZZON, L. A.; NICOLETTO, U.

PSICOLOGIA GERAL. VOZES 1990

RAPPAPORT, C.R.; FIORI, W.R.; SAO PAULO

DAVIS, C.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO.

(VOLUME 1). EPU

RIBEIRO, M. A. BRASILIA

O AUTO CONEITO DE ADOLESCENTES SEGUN-

DO O SEXO E A ESTRUTURA FAMILIAR. TESE DE MESTRADO1987

SKINNER, B. F. SAO PAULO

CIENCIA E COMPORTAMENTO HUMANO. MARTINS FONTES 1978

STROMMEN, E; FITZGERALD, H.; RIO DE JANEIRO

MCKINNEY, J. P.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, CAMPUS

VITIELLO, N; CONCEICAO, I.S.C; SAO PAULO

CANELLA,P. R. B.; CAVALCANTI,

R. DE C.

ADOLESCENCIA HOJE. ROCA 1988

VYGOTSKY, L. S. SAO PAULO

A FORMACAO SOCIAL DA MENTE. MARTINS FONTES 1989

© 2017 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília