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Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 124231 - TOPICOS EM ANALISE COMPORTAMENTAL
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Graduação

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Órgão: PPB - Departamento de Processos Psicologicos Básicos
Código: 124231
Denominação: TOPICOS EM ANALISE COMPORTAMENTAL
Nível: Graduação
Vigência: 2013/1
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:

Aprofundamento de fundamentos teóricos da análise do comportamento e de alguns fenômenos comportamentais e contingências de reforçamento relacionadas. Análise de estudos e pesquisas clássicas e contemporâneas sobre os fenômenos abordados.

Programa:

01. O HOMEM COMO ELEMENTO DA NATUREZA.

02. O HOMEM NO CONTEXTO SOCIAL E POLITICO.

03. O COMPORTAMENTO INSTITUCIONALIZADO.

Bibliografia:

Bibliografia Básica:



Abreu-Rodrigues, J. & Ribeiro, M. R. (Org.). Análise do comportamento: pesquisa, teoria e aplicação. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, v. 1.

Catania, A. C. (1999). Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição (4ª ed).

Porto Alegre: Artmed. (Trabalho original publicado em 1998).

Skinner, B.F. (1981). Selection by Consequences. Science, 213, 501-504.

Skinner, B.F. (1953). Science and Human Behavior. New York: The Free Press.

Todorov, J.C. Martone, R.C. & Moreira, M.B. (2005). (Org.). Metacontingências: Comportamento, Cultura e Sociedade . Santo André: ESETec.



Bibliografia Complementar:

Glenn, S.S. (1991). Contingencies and Metacontingencies: Relations among Behavioral,

Cultural, and Biological Evolution. In P.A. Lamal (Org.) Behavioral Analysis of

Societies and Cultural Practices (pp. 39-73). New York: Hemisphere Publishing

Corporation

Glenn, S.S. (1988). Contingencies and metacontingencies: Toward a synthesis of behavior analysis and cultural materialism. The Behavior Analyst, 11, 161-179.

Hayes, S. C., Zetlle, R. D. & Rosenfarb, I. (1989). Rule-following. Em S. C. Hayes (Org), Rule-governed behavior: cognition, contingencies, and instructional control (pp.

191-220). New York: Plenum.

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