Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 124087 - Desenvolvimento no curso de vida: Adolescência
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: PED - Departamento de Psic.Escolar e do Desenvolvimento
Código: 124087
Denominação: Desenvolvimento no curso de vida: Adolescência
Nível: Graduação
Vigência: 2014/1
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:

Adolescência, cultura e contemporaneidade. Modelos teóricos e métodos de pesquisa na psicologia da adolescência. Processos de desenvolvimento físico, sócio-emocional e cognitivo. A construção da identidade e subjetividade. Gênero e sexualidade. O adolescente, a família e o grupo de pares. Escolarização, profissionalização e trabalho

Programa:

UNIDADE 1: INTRODUCAO.

1.1. A PSICOLOGIA COMO AREA DO CONHECIMENTO HUMANO E O DE-

SENVOLVIMENTO COMO OBJETIVO DA PSICOLOGIA.

1.2. PSICOLOGIA, HISTORIA DA CULTURA E DESENVOLVIMENTO HUMA-

NO.

UNIDADE 2: A ADOLESCENCIA VISTA COMO ETAPA DO DESENVOLVIMENTO PSICOLO-

GICO HUMNAO.

2.1. O CONCEITO DE ADOLESCENCIA: CONVERGENCIAS E DIVERGEN-

CIAS TEORICO-CONCEITUAIS.

2.2. O ENFOQUE DAS PUBLICACOES NACIONAIS E INTERNACIONAIS.

UNIDADE 3: A ADOLESCENCIA NO CONTEXTO SOCIO-CULTURAL: O PAPEL DA FAMI-

LIA, DA ESCOLA E DO ESTADO.

3.1. IDENTIDADE E GENERO MASCULINO E FEMININO.

3.2. DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO E ESCOLHA PROFISSIONAL.

3.3. VALORES, MITOS E EXPECTATIVAS FUTURAS.

UNIDADE 4: ADOLESCENCIA E USO DE DROGAS.

4.1. ADOLESCENCIA E USO DE DROGAS.

4.2. ADOLESCENCIA E DEPRESSAO.

UNIDADE 5: CONSIDERACOES FINAIS: A ARTICULACAO ENTRE AS QUESTOES TEORI-

CO CONCEITUAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO E OS MODELOS

METODOLOGICOS DE PESQUISA E INTERVENCAO.

Bibliografia:

Básica:

Bahls, F.R.C. & Ingbermann, Y.K. (2005). Desenvolvimento escolar e abuso de drogas na adolescência; Estudos de Psicologia, 22(4), pp-395-402.

Carvalho, M.C.N. & Gomide, P.I.C. (2005). Práticas educativas parentais em famílias de adolescentes em conflito com a lei. Estudos de Psicologia, 22(3), pp.263-275.

César, M.R.A. (2002). Invenção da adolescencia no discurso psicopedagógico. São Paulo: UNESP.

Cole, M. & Cole, S. (2004). O desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: ArtMed.

Levandowski, D.C. & Piccinini, C.A. (2008). Maternidade adolescente. Estudos de Psicologia, vol. 25(2), pp.251-263.

Pereira, A.C.A. (2005). O adolescente em desenvolvimento. São Paulo: HARBRA.

Rogoff, B. (2005). A natureza cultural do desenvolvimento humano. Porto Alegre: ArtMed.



Complementar:

Beaudoin, M.N. & Taylor, M. (2010). Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre: ArtMed.

Coimbra, C.C.; Bocco, F. ; Nascimento, M.L. (2005). Subvertendo o conceito de adolescência. Arquivos Brasileiros de Psicologia, vol.57(1), pp.2-11.

Coll, C., Marchesi, A. & Palácios, J. (1995). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva, v.1. Porto Alegre: ArtMed.

Frota, A.M.M.C. (2007). Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade para sua construção. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 7(1), pp.144-157.

Pratta, E.M.M. & Santos, M.A. (2006). Reflexões sobre as relações entre drogadição, adolescência e família: um estudo bibliográfico. Estudos de Psicologia, 11(3), pp.315-322.

Santos, A. & Carvalho, C.V. (2006). Gravidez na adolescência: Um estudo exploratório. Boletim de Psicologia, vol.55(125), pp.135-151.

Ventura, M. & Corrêa, C.V. (2006). Adolescência, sexualidade e reprodução: construções culturais, controvérsias normativas, alternativas interpretativas. Caderno de saúde pública, Rio de Janeiro, v.22(7), pp.1505-1509.

Venturini, F.P.; Bazon, M.R. & Biasoli-Alves, Z.M.M. (2004). Família e violência na ótica de crianças e adolescentes vitimizados. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 4(1), pp.20-33.



© 2017 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília