Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 124052 - Psicologia da Aprendizagem 1
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: PPB - Departamento de Processos Psicologicos Básicos
Código: 124052
Denominação: Psicologia da Aprendizagem 1
Nível: Graduação
Vigência: 2014/2
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:

Definição de aprendizagem. Métodos de pesquisa em aprendizagem. Abordagens teóricas no estudo da Aprendizagem. Pesquisa básica e aplicada na investigação da aprendizagem. Aprendizagem e Cultura. Aplicações dos princípios da Aprendizagem.

Programa:

1a. UNIDADE: Causalidade e Aprendizagem

a) Causalidade

. Moreira & Medeiros (2007), Cap 12

. Skinner (1953/2000), Cap.3



b) Definição de Aprendizagem

. Ades (1986)

. Walker (1967/1974), Cap 1

. Pisani, Bisi, Rizzon & Nicoletto (1990), Cap. 8



2a. UNIDADE: Aprendizagem Respondente

- Conceitos básicos

- Reflexo incondicionado

- Reflexo condicionado

- Contingência x Contigüidade

. Moreira & Medeiros (2007), Caps.1 e 2



3a. UNIDADE: Aprendizagem Operante

- Conceitos básicos

- Reforçamento positivo e negativo

- Punição positiva e negativa

- Extinção

- Estímulos reforçadores e punitivos incondicionados e condicionados

- Contingência x Contigüidade

- Interação Respondente x Operante

. Moreira & Medeiros (2007), Caps. 3 e 4

. Baldwin & Baldwin (1986, Trad.), Cap. 4





4ª UNIDADE: Modelagem e Manutenção

a) Modelagem

- Reforçamento diferencial

- Diferenciação da resposta/ Indução

. Baldwin & Baldwin (1986, Trad.), Cap. 8



b) Manutenção

- Esquemas de reforçamento simples e complexos

- Comportamento supersticioso

. Moreira & Medeiros (2007), Cap.7



5a. UNIDADE: Controle de Estímulos Não Verbais

a) Discriminação Simples x Generalização

. Matos (1981)

. Sério, Andery, Gioia & Micheletto (2002), Cap. 1 e 2

b) Discriminação sem Erro (Esvanecimento)

. Medeiros (2004)



6a. UNIDADE: Controle de Estímulos Verbais

a) Discriminação Condicional e Equivalência de Estímulos

. Sério, Andery, Gioia & Micheletto (2002), Cap. 4

. Haydu (2003)

b) Formação de Conceitos

. Keller & Schoenfeld (1950/1971), Cap. 5

c) Linguagem e Operantes Verbais

. Baum (1994/1999), Cap. 7

. Ribeiro (2004)

d) Regras x Contingências

. Catania (1998/1999), Cap. 15

. Baum (1994/1999), Cap. 8



7a. UNIDADE: Motivação, Emoção e Eventos Privados

a) Motivação

. Miguel, C. F. (2000)

b) Emoção

. Zamignani & Banaco (2005)

. Pimentel (2004)

c) Eventos Privados

. Tourinho (1997)



8a. UNIDADE: Aprendizagem Social e Metacontingência

a) Aprendizagem Social

. Catania (1998/1999), Cap.3

b) Metacontingência

. Andery, Micheletto e Sério (2005)

Bibliografia:

REFERÊNCIAS



Ades, C. (1986). Entre eidilos e xenidrins: experiência e pré-programas no comportamento humano. Em Psicologia no ensino do 2o grau: uma proposta emancipadora, CRP - 6a. Região. São Paulo: Edicon.



Andery, M. A. P. A., Micheletto, N., & Sério, T. M. A. P. (2005). A análise de fenômenos sociais: esboçando uma proposta para identificação de contingências entrelaçadas e metacontingências. Em J. C. Todorov, R. C. Martone & M. B. Moreira (Orgs.), Metacontingências: comportamento, cultura e sociedade (pp. 129-147). Snato André, SP: ESETec.



Baldwin, J. D., & Baldwin, J. I. (1986, Trad.). Behavior principles in everyday life. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.



Baum, W. M (1999). Compreender o behaviorismo: ciência, comportamento e cultura. (M. T. A. Silva, M. A. Matos, G. Y. Tomanari, E. Z. Tourinho, Trads.) Porto Alegre: Artes Médicas. (Trabalho original publicado em 1994)



Catania, A. C. (1999). Aprendizagem. (D. G. de Souza, Coord. Trad.) Porto Alegre: Artes Médicas. (Trabalho original publicado em 1998)



Da Cunha, R. N., & Isidro-Marinho, G. (2005). Operações estabelecedoras: um conceito de motivação. Em J. Abreu-Rodrigues & M. R. Ribeiro (Orgs.), Análise do comportamento: pesquisa, teoria e aplicação (pp. 27-44). Porto Alegre: ARTMED.



Haydu, V. B. (2003). O que é equivalência de estímulos? Em C. E. Costa, J. C. Luzia, H. H. N. Sant'Anna (Orgs.), Primeiros passos em análise do comportamento e cognição (pp. 55-64). Santo André, SP: ESETec.



Keller, F. S., & Schoenfeld, W. N. (1971). Princípios de psicologia. (C. M. Bori & R. Azzi, Trads.) São Paulo: Herder. (Trabalho original publicado em 1950)



Matos, M. A. (1981). O controle de estímulos sobre o comportamento. Psicologia, 7, 1-15.



Medeiros, L. (2004). Esvanecimento. Em C.N. Abreu & H.J. Guilhardi (Orgs), Terapia comportamental e cognitivo-comportamental (pp 111-120). São Paulo: Editora Roca.



Miguel, C. F. (2000). O conceito de operação estabelecedora na análise do comportamento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 16, 259-267.



Moreira, M. B., & Medeiros, C. A. (2007). Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed.



Pimentel, N. S. (2004). Introdução ao conceito de emoção em B.F. Skinner. Em C.E. Costa, J.C. Luzia, H. H. N. Sant'Anna (Orgs.), Primeiros passos em análise do comportamento e cognição, Vol. 2 (pp. 83-88). Santo André, SP: ESETec.



Pisani, Bisi, Rizzon, & Nicoletto (1990). Psicologia geral. Petrópolis, RJ: Vozes.



Ribeiro, A. F. (2004). O que é comportamento verbal. Em C. E. Costa, J. C. Luzia, H. H. N. Sant'Anna (Orgs.), Primeiros passos em análise do comportamento e cognição, Vol. 2 (pp. 67-76). Santo André, SP: ESETec.



Sério, T. M. A. P., Andery, M. A., Gioia, P. S., & Micheletto, N. (2002). Controle de estímulos e comportamento

operante. São Paulo: EDUC.



Skinner, B. F. (2000). Ciência e comportamento humano. (J. C. Todorov & R. Azzi, Trad.) São Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1953)



Tourinho, E.Z. (1997). Eventos privados em uma ciência do comportamento. Em R. A. Banaco (Org), Sobre comportamento e cognição: aspectos teóricos, metodológicos e de formação em análise do comportamento e terapia cognitivista, Vol 1 (pp. 174-187). Santo André, SP: ESETec.



Walker, E. L. (1974). Aprendizagem: O condicionamento e a aprendizagem instrumental. (C. Ades, Trad.) São Paulo: EPU/EDUSP. (Trabalho original publicado em 1967)



Zamignani, D. R., & Banaco, R. A. (2005). Um panorama analítico-comportamental sobre os transtornos de ansiedade. Revista Brasileira de Terapia Comportamental, VII, 77-92.





REFERÊNCIA COMPLEMENTAR



Catânia, A. C. (1999). Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. Porto Alegre: Artmed

© 2017 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília