Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 124044 - Desenvolvimento no Curso de Vida: Infância
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: PED - Departamento de Psic.Escolar e do Desenvolvimento
Código: 124044
Denominação: Desenvolvimento no Curso de Vida: Infância
Nível: Graduação
Vigência: 2014/1
Pré-req: Disciplina sem pré-requisitos
Ementa:

Teorias e pesquisas sobre o desenvolvimento infantil. Os primeiros anos: biologia e ambiente. Infância, cultura e contemporaneidade. Desenvolvimento sensório-motor, sócio-emocional e cognitivo. Processos simbólicos, socialização e escolarização. Relações sociais. Sexualidade e gênero. Questões éticas e políticas públicas para a infância brasileira

Programa:

UNIDADE I - O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

1. CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

- PERPECTIVA HISTORICA

- CARATER PROCESSUAL DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

2. FATORES DETERMINANTES DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO

- INTERACAO GENS VS MEIO AMBIENTE: HEREDITARIEDADE, MATURACAO, EXPE-

RENCIA, APRENDIZAGEM

3. METODOS E TEORIAS

- PRINCIPAIS METODOS: EXPERIMENTAL, CORRELACIONAL, METODOCLINICO/ES-

TUDO DE CASO, OBSERVACAO NATURALISTICA; ABORDAGENS LONGITUDINAL/

TRANSVERSAL

- QUESTOES ETICAS

- PRINCIPAIS TEORIAS: PSICANALITICA,COMPORTAMENTAL, COGNITIVA,APREN-

DIZAGEM SOCIAL; ETOLOGICA

UNIDADE II - O DESENVOLVIMENTO DA CRIANCA NO CONTEXTO SOCIO-CULTURAL

1. PERIODO PRE E PERI-NATAIS

- DESENVOLVIMENTO PRE-NATAL, INFLUENCIAS AMBIENTAIS E FATORES DE

RISCO

- NASCIMENTO DA CRIANCA

- CARACTERISTICAS DO RECEM-NASCIDO (REFLEXOS, PERCEPCOES, PRE-DISPO-

SICOES)

- CRESCIMENTO FISICO E DESENVOLVIMENTO MOTOR.

2. RELACAO "MAE"-CRIANCA: VINCULO AFETIVO, BASE PARA O DESENVOLVIMENTO

GLOBAL DO SER HUMANO: FAMILIA, CUIDADOS ALTERNATIVOS.

3. RELACAO PAI-CRIANCA.

4. COGNICAO E LINGUAGEM

- FUNDAMENTOS DA TEORIA DE PIAGET

- MODELO SOCIO-GENETICO DE VYGOTSKY

5. DESENVOLVIMENTO SOCIO-AFETIVO

- AGRESSAO

- COMPORTAMENTO PRO-SOCIAL

- JULGAMENTO MORAL

- TIPIFICACAO E IDENTIDADE SEXUAL

- AUTOCONCEITO

- INTERACAO CRIANCA-CRIANCA

6. INFLUENCIA DA ESCOLA NA CRIANCA EM DESENVOLVIMENTO

7. INFLUENCIA CUTURAIS NO DESENVOLVIMENTO/PRIVACAO CULTURAL

Bibliografia:

Básica:

Ariés, P. (2006). História social da criança e da família. São Paulo: Editora LTC.

Branco, A.U. & Rocha, R. (1998). A questão do método na investigação científica do desenvolvimento humano. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 14(3), 251-258.

Bruner, J. (1997). Atos de significação. Porto Alegre: Artmed.

Cole, M. & Cole, S. (2004). O desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed.

Piaget, J. (2004). Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Vygotsky, L.S. (2007). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.



Complementar:

Beaudoin, M.N. & Taylor, M. (2010). Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre: ArtMed.

Branco, A.U. & Mettel, T.P.L. (1995). O processo de canalização cultural das interações criança - criança na pré-escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 11(1), 13-22.

Bronfenbrenner, U. (1996). A ecologia do desenvolvimento humano> experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: ArtMed editora.

Damon, W. & Lerner, R. (2006). Handbook of child psychology. Hoboken, N. J.: Wiley.

Lourenço, O.M. (1998). Psicologia de Desenvolvimento Moral: Teoria, dados e implicações (2a. edição). Coimbra: Livraria Almedina.

Palmieri, M. & Branco, A.U. (2004). Cooperação, competição e individualismo em uma perspectiva sociocultural construtivista. Psicologia: Reflexão e Crítica, 17(2), 189-198.

Patto, M.H.S. (1999). A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Rogoff, B. (2005). A natureza cultural do desenvolvimento humano. Porto Alegre: ArtMed.

Vygotsky, L.S. (2008). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

© 2017 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília