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GRADUAÇÃO
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Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 119415 - Estágio em Regência no Ensino de Química 2
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Graduação

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Órgão: IQD - Instituto de Química
Código: 119415
Denominação: Estágio em Regência no Ensino de Química 2
Nível: Graduação
Vigência: 2017/1
Pré-req: IQD-119407 Estágio em Ensino de Química 1
Ementa:

EMENTA

INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA ATIVIDADE DOCENTE. A PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DO CIDADÃO. REGÊNCIA DE ENSINO COM EXERCÍCIO DE TODAS AS FUNÇÕES INERENTES AO PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA, COMO REPRODUÇÃO DA PRÁXIS E INOVAÇÃO EDUCACIONAL. ANÁLISE REFLEXIVA E VIVENCIAL DE PROBLEMAS ATINENTES AO ENSINO DA QUÍMICA E DAS POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO E INOVAÇÃO.





BIBLIOGRAFIA

VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em Educação: a observação. Brasília: Plano Editora, 2003.

MORALES, Pedro. A relação professor-aluno, o que é, como se faz. Tradutor Gilmar Saint'Clair Ribeiro. 5ª ed.São Paulo: Loyola. 1999.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Brasil, Ministério da Educação, Secretária de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio./ Ministério da Educação. Secretaria de Média e Tecnológica. - Brasília: Ministério da Educação, 1999.

Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias./Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.



PROGRAMA

- Observação e reflexão sobre a prática de ensino de Química.

- Concepção e planejamento de aulas de Química.

- Regência em ensino.

- Problemas do ensino de Química e possibilidade de superação.













Programa:





Para a realização do Estágio em Química 2, devem ser observadas as seguintes condições:

1. Haverá um Professor Orientador, de escolha do aluno, entre os professores do Instituto de Química que se disponham a exercer esse papel.

2. Cada estágio exigirá a elaboração de um programa específico, que deverá ser submetido ao Colegiado de Graduação, por intermédio do Professor Orientador.

3. Ao final do estágio, o aluno deverá apresentar um relatório final escrito, sob a forma convencional usada para trabalhos científicos, bem como participar da apresentação semestral das atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina, sendo a dinâmica da apresentação definida pelo Instituto de Química.









Bibliografia:

FORNECIDA PELO PROFESSOR

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