Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 117510 - Regência 1
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: MAT - Departamento de Matemática.
Código: 117510
Denominação: Regência 1
Nível: Graduação
Vigência: 2014/1
Pré-req: MAT-117421 Álgebra para o Ensino 1 E
MAT-117471 Geometria para o Ensino 1 OU
MAT-113620 GEOM P/ ENS DO 1 E 2 GRAUS E
MAT-117153 EST EM LAB ENS DE MATEMATICA
Ementa:

Os objetivos da disciplina Estagio Supervisionado de Regencia em Matematica 1 enquanto a formacao

dos alunos da Licenciatura em Matematica sao:

„h 1.Vivenciar o dia a dia da atuacao profissional numa instituicao formal de ensino.

„h 2.Experimentar a regencia em sala de aula no ambiente escolar.

3.Compartir as experiencias de ensino-aprendizagem com o professor em acao numa turma do ensino

fundamental.

4.Manter contato frequente com alunos do ensino basico para conhecer

duvidas, interesses e problemas de aprendizagem

5.Praticar metodologias que facilitem o ensino-aprendizagem.

6.Desenvolver experiencias, motivacoes e resolucoes de problemas para a

melhoria do ensino da matematica no ambiente escolar.

Programa:

1- Preparação para a regência em sala de aula

1.1. Observação das aulas numa turma do ensino fundamental na qual posteriormente o aluno

atuará como regente.

1.2 Colaboração com o professor em ação nessa turma durante as aulas de resolução de

problemas, na preparação de avaliações, etc.

1.3. Definição com o professor da escola do assunto da regência de classe a ser realizada

nessa turma em um período fixo e corrido.

1.4. Atendimento extra-classe aos alunos do ensino fundamental da escola

(período mínimo de 30h)

2- Regência em sala de aula

2.1. Elaboração dos planos das aulas que serão ministradas durante o período de regência

2.2. Prática docente em sala de aula com a regência da turma de ensino fundamental

observada

2.2. Observação e acompanhamento das atividades de regência de um colega de turma atuante

numa sala escolar de nível diferente no ensino fundamental.

(período mínimo de 40h).

3- Desenvolvimento de duas Oficinas de Matemática

3.1. Definição dos temas de duas Oficinas segundo os interesses da escola.

3.2.Elaboração dos planos de aula para as Oficinas

3.3. Desenvolvimento das Oficinas com alunos do ensino fundamental

(período mínimo de 30h)

4- Reuniões de orientação com o professor da disciplina do MAT/UnB

4.1. Participar das reuniões de orientação semanais de (no mínimo) 1 hora de

duração

4.2. Apresentar relatório semanal do trabalho desenvolvido na escola:

observações de classes, relatos sobre o trabalho extra-classe, etc.

4.3. Apresentar os planos de aula da regência escolar e das Oficinas

4.4. Planificação das metodologias, problemas, materiais pedagógicos e

experiências relativas aos temas da regência e das Oficinas.

4.5 Apresentação e discussão de temas relativos à prática da docência no

ensino básico:

metodologias do ensino de matemática uso de materiais didáticos

material bibliográfico o problema da avaliação atendimento a

alunos com necessidades especiais (dislexia, problemas de visão, etc.)

detecção e encaminhamento de problemas em sala de aula

(gangues, drogas, etc) (período mínimo de 20h)

Bibliografia:

Alsina, C.; Burgués, C.; Fortuny, J. M.; Giménez, J.; Torra, M. 3ª Enseñar Matemática Graó 1998



Borba, M. C. (org.) 1ª Tendências Internacionais em Formação de Professores de Matemática Autêntica 2006



Carrasco, J. B.; Baignol, J. B. 1ª Técnicas y Recursos para Motivar a los Alumnos Rialp 2004



Day, C. Formar Docentes Narcea 2005



Nacarato, A. M. ; Paiva, M. A. V. A Formação do Professor que Ensina Matemática,

Perspectivas e Pesquisas Autêntica 2006



Pais, L. C. Edição Ensinar e Aprender Matemática Autêntica 2006



Sanchez Huete, J. C.; Bravo, J. A. O Ensino da Matemática. Artmed 2006



© 2017 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília