Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 117501 - Álgebra para o Ensino 2
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: MAT - Departamento de Matemática.
Código: 117501
Denominação: Álgebra para o Ensino 2
Nível: Graduação
Vigência: 2014/1
Pré-req: MAT-117421 Álgebra para o Ensino 1
Ementa:

Funções. Trigonometria. Sistemas de equações lineares. Sequências. Cônicas. Equações polinomiais. Análise combinatória. Noções de estatística e probabilidade.

Programa:

1.1) Funções: o que são; nomenclatura e notações; injetividade, sobrejetividade, invertibilidade; funções exponencial e logaritmo.

1.2) Trigonometria: ângulo e radiano; funções seno, cosseno e tangente de quaisquer ângulos; as funções cotangente, secante e

cossecante; soma de arcos; leis dos senos e dos cossenos; as inversas trigonométricas; aplicações.

1.3) Sistemas de equações lineares a 3 ou mais incógnitas; a geometria dos sistemas a 3 incógnitas; aplicações.

1.4) Seqüências: o que significam; notação; progressões; nomenclatura; aplicações.

1.5) Cônicas: o que são; definições como lugar geométrico e como formas quadráticas; equações; aplicações.

1.6) Equações Polinomiais: polinômio e equação polinomial; raízes; intervalo de pertinência de raízes; resolução de equações de

graus 3 e 4; operações; aproximação de raízes; números complexos e suas operações; aplicações.

1.7) Análise Combinatória: formas de contar; agrupamentos; aplicações.

1.8) Noções de Estatística e Probabilidade.

2.1) Discussão sobre finalidades e objetivos do ensino da Álgebra no ensino médio.

2.2) Aspectos Metodológicos para o ensino da Álgebra no ensino médio: materiais pedagógicos; resolução de problemas; história da

Matemática; recursos tecnológicos.

3.1) Construção, uso e experimentação de materiais pedagógicos para ensino da Álgebra no ensino médio.

3.2) Mini-cursos em Álgebra para alunos do ensino médio.

Bibliografia:

Charles Lehmann Brasil Geometria Analítica Editora Globo



Augusto Morgado, Eduardo Wagner, Sheila Zani Brasil Progressões e Matemática Financeira SBM



J.P.O.Santos, Margarida P. Mello, Idani T.C. Murari Brasil Introdução à Análise Combinatória Editora Unicamp



Elon L. Lima Brasil Coordenadas no Plano SBM



Elon L. Lima Brasil Coordenadas no Espaço SBM



Elon L. Lima Logaritmos SBM



Eduardo Wagner Construções Geométricas SBM



Manfredo do Carmo, Augusto Morgado e Eduardo Wagner Brasil Trigonometria, Números Complexos SBM



Edward Kennedy Brasil OColeção Tópicos da História da Matemática para uso em sala de aula- Trigonometria Editora Atual



Victor Katz Using History to Teaching Mathematics. An International Perspective. MAA Notes #51 The Mathematical Association of America (MMA)



Victor Katz USA 2a. ed A History of Mathematics. An Introduction Addison-Wesley Educational Publishers Inc.1998



Fauvel, J. & Van Maanen, J. Holanda History in Mathematics Education

Kluwer Academic Publishers 2000



Mathematic Tecaher



Issac Asimov No Mundo dos Números Editora Francisco

Alves.



Eduardo Veloso e José Paulo Viana Coleção Desafios Problemas e Histórias da

Matemática no Público, vol 1 a 6



Otto Bekken Equações de Ahmes até Abel Editora da USUGEPEM



Ivan Niven Números: Racionais e Irracionais SBM



Egídio Trambaiollo Neto Coleção O Contador de Histórias



G. G. Joseph USA 2a. ed The Crest of The Peacock Princeton University Press 2000



Randall, I Charles & Frank Lester Jr Problem-Solving Experiences in Mathematics.

AddisonWesley Publishing Company 1998



John Baumgart Álgebra Tópicos da História da Matemática para uso em sala de aula.

1998



George Ifrah História dos algarismos , tomos 1 e2. 2001



Edwards e Penney Introdução à Álgebra Linear



Revista do Professor de Matemática SBM



Revista SBEM,

© 2017 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília