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Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 117293 - ESTAGIO ESPECIAL DE ENSINO E REGENCIA EM MATEMATICA
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
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Benefícios DAC


Órgão: MAT - Departamento de Matemática.
Código: 117293
Denominação: ESTAGIO ESPECIAL DE ENSINO E REGENCIA EM MATEMATICA
Nível: Graduação
Vigência: 1971/2
Pré-req: MTC-192015 Didatica Fundamental E
MAT-113611 ALGEBRA PARA ENSINO 1 e 2 E
MAT-117170 Geometria 2 OU
MTC-194531 DIDATICA FUNDAMENTAL E
MAT-113611 ALGEBRA PARA ENSINO 1 e 2 E
MAT-117170 Geometria 2
Ementa:





## => MONTAGEM USO DIDÁTICO E FUNCIONAMENTO DE UM LABORATÓRIO DE

ENSINO. USO DO MATERIAL EM EXPERIÊNCIAS CO M ALUNOS DE 1º/2º GRAUS.

CRIAÇÃO DE NOVOS MATERIAIS.

## => PESQUISA SOBRE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO PARA ENSINO DE MATEMÁ-

TICA, ABORDANDO TENDÊNCIAS HISTÓRICAS E ATUAIS.

## => REDAÇÃO DE TRABALHO RELACIONADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA.

## => APRESENTAÇÃO PELOS ALUNOS DE TÓPICOS DE MATEMÁTICA 1º/2º GR.

## => PLANEJAMENTO E REGÊNCIA DE AULAS EM ESCOLAS.

## => AVALIAÇÃO EDISCUSSÕES EM GRUPO.



Programa:





## => 1.0 - O papel de um laboratóriode ensino de Matemática para a aprendizagem

de Matemática no 1º e 2º Graus.



## => 2.0 - Montagem de um Laboratório de Ensino.



## => 3.0 - Uso apropriado do material didático existente em um Laboratório de ensino



## => 4.0 - Dinâmica de funcionamento de um Laboratório de ensino.



## => 5.0 - Uso de Laboratório em experiências com alunos de 1º e 2º Graus.



## => 6.0 - Criação de novos materiais.



## => 7.0 - Pesquisa sobre ensino de Matemática em revistas especializadas e em

obras existente sobre Educação Matematica.



## => 8.0 - Estudo e aplicação a tópicos para o ensino de Matemática dos seguintes

aspectos entre outros.



## => 9.0 - Ensino de Matemática Tradicional, da Matemática Moderna e tendências

atuais.



## => 10 - O papel das idéias, da compreensão, da linguagem e de habilidades na

aprendizagem de matemática.



## => 11 - Aprendizagem de matemática com base na compreensão e na construção

do conhecimento.



## => 12 - Transição do concreto ao formal.



## => 13 - Uso de calculadora e microcomputadores no ensino de Matemática.



## => 14 - Etnomatemática Modelagem.



## => 15 - Estudo de propostas programáticas para o 1º e 2º Graus.



## => 16 - Resolução de Problemas.



## => 17 - Escolha de um tema relacionado ao ensino de Matemática Defesa da esco

lha.



## => 18 - Apresentação de esboço do trabalho. Elaboração progressiva do trabalho,

com apresentação ao professor e aos colegas.



## => 19 - Incorporação gradativa das correções de sugestões.



## => 20 - Capacitação dos alunos nos seguintes aspectos > visão global e objetivos

do trabalho; elaboração, concatenação e pertinência dos tópicos, conclusões e/ou

conjecturas; possíveis desdobramentos do trabalho.



## => 21 - Exposição por parte dos alunos, de tópicos do conteúdo de 1º e 2º Graus.



## => 22 - Planejamento e regência de aulas em escolas da rede oficial e particulares



## => 23 - Avaliação e discussões em grupos.



OBS: PROGRAMA - EMENTA - BIBLIOGRAFIA ATUALIZADOS EM 21/DEZ/20001

Bibliografia:





## => SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA // Obra:Revista do Professor de Ma-

temática.



## => THE NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS // Obra: Mathema-

tics teacher.

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