Clique para ir ao início Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Ensino de Graduação - DEG
Secretaria de Administração Acadêmica - SAA
MatrículaWeb
GRADUAÇÃO
  Seja bem-vindo(a).
  Para ter acesso ao menu de Aluno, faça o login.
MatrículaWeb  clique aqui para fazer o login.
 


Período Atual
2017/2


Disciplina - Listagem de Ementa/Programa
Disciplina: 104388 - Operações Unitárias da Engenharia Química 1
(Ver Oferta)

Graduação

Curso
Oferta
Telefones
Calendário
Mensagem da SAA
Benefícios DAC


Órgão: IQD - Instituto de Química
Código: 104388
Denominação: Operações Unitárias da Engenharia Química 1
Nível: Graduação
Vigência: 1997/1
Pré-req: IQD-104353 Transf de Quant de Movimento
Ementa:

Transporte de fluidos por bombas, compressores e ventiladores. Propriedades de partículas sólidas. Redução de tamanho de sólidos e classificação. Transporte de sólidos. Sistemas sólido-fluido: caracterização e dinâmica de partículas.. Agitação e mistura. Escoamento em meio porosos. Filtração. Tecnologia de membranas. Sedimentação e Centrifugação.

Programa:

1. Bombas. Principais tipos de bombas e sua aplicação na indústria. Bombas centrífugas e de deslocamento positivo. Curva característica de bombas. Acoplamento de bombas a sistemas. NPSH e Cavitação.

2. Compressores e ventiladores. Tipos de compressores ventiladores. Critérios de seleção e operação. Cálculo de compressores e ventiladores.

3. Sólidos. Caracterização de partículas sólidas. Classificação de sólidos por tamanho. Redução de tamanho de sólidos e energia envolvida.

4. Sistemas sólido-fluido. Caracterização de partículas sólidas: tamanho e forma; área superficial e porosidade. Velocidade terminal de partículas. Campo gravitacional e campo centrífugo. Elutriação e câmara de poeira. Ciclones, hidrociclones e centrífugas.

5. Transporte de sólidos. Transporte hidráulico e pneumático em sistemas horizontais e verticais.

6. Agitação e mistura. Propriedades que influenciam na mistura. Mistura de líquidos. Cálculos de agitadores e misturadores.

7. Escoamento em meios porosos. Escoamento monofásico em meio poroso. Queda de pressão em escoamento laminar e turbulento. Porosidade e permeabilidade de leitos de partículas. Escoamento bifásico contracorrente. Inundação, retenção e queda de pressão. Fluidização de sólidos com gases e líquidos. Queda de pressão em leitos fluidizados e velocidade mínima de fluidização. Expansão de Leito.

8. Filtração. Teoria e aplicações da filtração em processos. Filtração a pressão constante e vazão constante. Tortas compressíveis e incompressíveis. Equipamentos industriais de filtração. Cálculos de filtração.

9. Sedimentação e centrifugação. Introdução e tipos de sedimentadores. Cálculos de sedimentadores. Introdução e tipos de centrifugas. Cálculos de centrifugas.

10. Tecnologia de membranas. Descrição dos processos baseados em membranas. Formas de operação. Projeto de sistemas com membranas.



Bibliografia:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:



1) GREEN, Don W.; PERRY, Robert H. (Ed.). Perry's chemical engineers' handbook. 8th ed. New York: McGraw-Hill, 2008.



2) MCCABE, Warren L.; SMITH, Julian C.; HARRIOTT, Peter. Unit operations of chemical engineering. 7th ed. Boston: McGraw-Hill, c2005. xxv, 1140 p.



3) FOUST, Alan S. Princípios das operações unitárias. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2011. 670 p.



4) SEADER, J. D.; HENLEY, Ernest J; ROPER, D. Keith. Separation process principles: chemical and biochemical operations. 3rd ed. Hoboken: John Wiley & Sons, c2011. xxvi, 821 p.



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:



1) MACINTYRE, Archibald Joseph. Bombas e instalacoes de bombeamento. Rio de janeiro: Guanabara Dois, 1980. 667 p.



2) BLACKADDER, D. A.; NEDDERMAN, R. M. Manual de operações unitárias. São Paulo: Hemus, 2004. xi, 276 p.

© 2017 CPD - Centro de Informática
UnB - Universidade de Brasília